Robô submarino acha caixa-preta de navio que naufragou na Grécia

Atualizada em 27/03/2022 às 14h04

ATENAS - Um robô submarino localizou a caixa-preta do navio-cruzeiro Sea Diamond, que naufragou há uma semana em frente à ilha de Santorini, em um acidente que deixou dois franceses desaparecidos, informou o Ministério da Marinha Mercante grego.

Os especialistas estudam agora uma forma de recuperar a caixa-preta, uma missão difícil devido à grande profundidade na qual o navio está.

Em princípio, os especialistas tentarão extraí-la com a ajuda de um robô teleguiado especial.

Caso a operação não tenha sucesso, mergulhadores entrarão em ação.

O Instituto de Pesquisa Marítima grego está a cargo do robô submarino que faz a busca aos corpos dos dois desaparecidos, a 200 metros de profundidade.

A entidade também tenta identificar as causas do acidente, que ocorreu no dia 5 de abril, quando o cruzeiro de 140 metros de comprimento encalhou em um recife perto do litoral de Santorini. Após a evacuação dos 1.500 ocupantes, a embarcação naufragou.

A Promotoria grega anunciou que apresentará acusações contra o capitão do cruzeiro Sea Diamond, Ioanis Marinos, e cinco oficiais da tripulação por negligência, violação das leis de segurança de navegação e contaminação do meio ambiente.

Os navios de limpeza continuam seu trabalho para limpar as águas do derramamento de óleo que escapa dos tanques da embarcação, que levava 450 toneladas de combustível quando ocorreu a colisão.

Com informações da Folha online.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.