Moscou, 26 nov (EFE).- O líder da Al Qaeda no Cáucaso Norte, Abu Khavs, foi morto hoje durante uma operação especial no Daguestão, república que faz fronteira com a Chechênia, informou o Serviço Federal de Segurança (FSB, antigo KGB) da Rússia.
"Abu Khavs era o representante da Al Qaeda no Cáucaso Norte. Todos os atos terroristas perpetrados ultimamente na Chechênia foram organizados por ele em pessoa", disse Mikhail Merkulov, subchefe do FSB no Daguestão, citado pela agência oficial "Itar-Tass".
O funcionário do FSB disse que Abu Khavs, de origem jordaniana, chegou ao Daguestão procedente da Chechênia, com o propósito de preparar uma nova série de atentados.
Abu Khavs e outros quatro guerrilheiros foram mortos por volta das 5h (hora local), depois de terem sido localizados numa casa do centro da cidade de Khasaviurt, uma das tradicionais bases da guerrilha o Daguestão.
Um membro das forças especiais do FSB acabou levemente ferido na troca de tiros com os rebeldes, informou a agência "Interfax".
Durante a operação, que durou quatro horas, foram apreendidos quatro fuzis automáticos, várias dezenas de granadas de mão, lança-granadas e muita munição.
Em agosto, a Promotoria chechena ordenou a busca e a captura de Abu Khavs, após a confirmação de seu envolvimento em vários ataques contra efetivos do Ministério do Interior checheno e a guarda pessoal do presidente da Chechênia, Alu Alkhanov.
Segundo os serviços secretos russos, Abu Khavs assumiu a chefia da Al Qaeda no Cáucaso Norte depois que a Rússia eliminou, em 2002, o histórico líder árabe Khatab, conhecido como o "Bin Laden da Chechênia", e seus sucessores, Abu al-Valida, e Abu Khabib.
Nos últimos dois anos, o Daguestão, república banhada pelo Mar Cáspio que se caracteriza por sua ampla diversidade étnica, substituiu a vizinha Chechênia como alvo dos ataques da guerrilha e dos grupos de extremistas islâmicos.
Nos últimos quatro anos, mais de 200 policiais morreram no Daguestão em atentados e tiroteios, informou recentemente o ministro do Interior da Rússia, Rashid Nurgaliev.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.