Britânicos protestam contra ataques de Israel ao Líbano

EFE

Atualizada em 27/03/2022 às 14h19

LONDRES - Milhares de pessoas saíram, neste sábado, às ruas de 11 cidades do Reino Unido para protestar contra os ataques israelenses ao Líbano. Os protestos ocorreram em Londres e em outras grandes cidades britânicas, como Birmingham, Edimburgo, Glasgow e Manchester. As manifestações foram convocadas pela coalizão Stop the War e pela Associação de Muçulmanos do Reino Unido.

Em Londres, cerca de 7 mil pessoas, segundo a polícia, participaram da manifestação, que partiu da avenida Whitehall, local onde estão concentradas muitas embaixadas. Ao passar pela embaixada americana, protegida por 50 policiais, alguns manifestantes lançaram garrafas e gritaram: "George Bush, terrorista" e "Abaixo os EUA".

O protesto foi liderado, entre outros, pelo escritor britânico de origem paquistanesa Tariq Ali e pelo deputado George Galloway, expulso das fileiras trabalhistas por criticar o primeiro-ministro do Reino Unido, Tony Blair, e incitar a desobediência dos soldados enviados ao Iraque.

Os participantes da manifestação gritaram slogans como "Paz para o Líbano" e levaram bandeiras desse país, enquanto alguns grupos minoritários gritavam o nome do Hezbollah, grupo guerrilheiro baseado no sul do Líbano, e tremulavam a bandeira da milícia xiita libanesa.

Os ataques israelenses, que já causaram a morte de ao menos 362 pessoas e deixaram meio milhão de desalojados, começaram no último dia 12, depois que o Hezbollah capturou dois soldados de Israel para trocá-los por prisioneiros libaneses e palestinos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.