Premiê de Israel Ariel Sharon é internado após sofrer grave derrame

Folha Online

Atualizada em 27/03/2022 às 14h30

JERUSALÉM - O premiê israelense, Ariel Sharon, 77, foi hospitalizado às pressas nesta quarta-feira após sofrer um derrame cerebral "significativo" , informaram fontes oficiais do Hospital Hadassah, em Jerusalém.

Segundo o médico Shlomo Mor-Yosef, diretor do hospital, Sharon sofreu uma "forte hemorragia cerebral", está sob anestesia geral e recebe ajuda de aparelhos para respirar.

O médico Shmuel Shapira disse à rede de TV Channel 2 que o premiê sofreu um "grave derrame" e foi transferido para um centro cirúrgico para "drenar a hemorragia".

AP

Ariel Sharon, 77, que sofreu um grave derrame cerebral

Sharon foi levado de seu rancho em Negev, no sul de Israel, ao hospital após se sentir mal. Seus dois filhos, Gilad e Omri, estavam com o premiê e o acompanharam até o hospital. Segundo a Channel 2, ele teria sido transportado até o hospital em uma maca.

De acordo com o secretário de gabinete Yisrael Maimon, a autoridade de Sharon está sendo transferida para o vice-premiê israelense, Ehud Olmert.

Derrame

Em 18 de dezembro último, Sharon sofreu um leve derrame cerebral, aparentemente em conseqüência de um problema cardíaco de nascença.

De acordo com o jornal israelense "Haaretz", um coágulo se formou em uma perfuração de poucos milímetros no coração que depois chegou ao cérebro e tapou brevemente uma das veias, até desintegrar-se de forma natural.

O médico Haim Lotem, cardiologista-chefe do Hospital Hadassah que tratou Sharon no dia 18, disse que o buraco tem dimensões de entre um e dois milímetros e é uma lesão que afeta entre 15 e 25% da população.

O líder israelense deveria passar por um cateterismo na manhã desta quinta-feira.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.