JERUSALÉM - A secretária de Estado dos Estados Unidos, Condoleezza Rice, decidiu prorrogar sua visita a Israel por mais um dia nesta segunda-feira numa tentativa de persuadir israelenses e palestinos a chegar a um acordo pem relação à circulação na fronteira da Faixa de Gaza e do Egito.
Depois de passar o dia inteiro com palestinos e israelenses, que estão em um impasse em relação ao assunto há dois meses, Rice participou de uma cerimônia para lembrar a morte do ex-Primeiro-ministro Yitzhak Rabin, assassinado há 10 anos. Posteriormente, ela fez uma visita a Amman, na Jordânia, em sinal de respeito à s vÃtimas dos atentados à bomba em três hotéis na semana passada na companhia do rei da Jordânia, Abdullah II. Rice planejava voltar a Jerusalém na noite desta segunda-feira.
Ao falar em uma entrevista coletiva para jornalistas em Ramallah, mais cedo, na Cisjordânia, com o presidente Mahmoud Abbas da Autoridade Palestina, Rice disse que "como criatividade e empenho" um acordo sobre a imigração na faixa de Gaza através da fronteira de Rafah poderá ser alcançado.
- Eu acho que temos tido muito progresso - comentou.
Horas depois, o porta-voz da Secretaria de Estado, Sean McCormack, disse que Rice estava determinada a chegar a um acordo e que retornaria a Israel depois de visitar a Jordânia em vez de partir na noite desta segunda-feira, conforme planejado, para sua próxima visita, à Coréia do Sul.
A falta de acordo em relação às fronteiras era claramente uma fonte de frustração para a comissão americana, que esperava que Rice faria um novo anúncio que poderia pavimentar o caminho do progresso entre Israel e os palestinos no futuro.
James Wolfensohn, ex-presidente do Banco Mundial e enviado especial ao Oriente Médio continuará tentando resolver o assunto, disse Rice. Mas membros do governo que participam das negociações dizem que Rice é que apresentou uma proposta de compromisso formal que irá para as mesas de negociação nesta terça-feira.
Leia outras notÃcias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.