Israel anuncia construção de parque inspirado em Jesus

EFE

Atualizada em 27/03/2022 às 14h35

JERUSALÉM - O governo de Israel anunciou que pretende ceder um terreno de 50 hectares (cerca de 500 mil metros quadrados) junto ao bíblico mar da Galiléia para a construção de um parque temático que reproduzirá os passos de Jesus pela Terra Santa. O projeto será financiado por grupos evangélicos. A expectativa é de que do projeto atraia ainda mais peregrinos à Terra Santa, após mais de cinco anos de crise gerados pela segunda Intifada (levante palestino contra a ocupação israelense).

A idéia é construir um centro que dê aos cristãos a sensação de que "Jesus viveu ali". Por isso, o parque ficará situado em uma região entre Cafarnaum, onde estão as ruínas da Casa de São Pedro, Tabgha, que testemunhou a multiplicação dos pães e dos peixes, e o Monte das Beatitudes, em que fora proferido o sermão da montanha.

Em 2000, mais de 2,7 milhões de turistas visitaram Israel e pelo menos 1,5 milhão eram cristãos. O ministro do Turismo de Israel, Abraham Hirchson, afirmou que grupos evangélicos pretendem investir entre US$ 50 milhões e US$ 70 milhões nas obras do centro de peregrinação religiosa sob a coordenação de Israel.

Hirchson afirmou ainda que "em novembro poderá ser firmado o primeiro acordo" e assegurou que o novo centro deve atrair cerca de 1,5 milhão de turistas por ano. O parque dedicará um dia especial aos peregrinos que costumam ir à Galiléia para refazer o percurso. A área ao norte do mar da Galiléia foi escolhida para abrigar o parque porque a maioria dos trechos do Novo Testamento, que se referem à vida de Jesus, passam pela região em que propagou o Evangelho a seus discípulos.

Uri Dagul, diretor da Associação dos Meios de Hospedagens para Jovens de Israel afirmou que "os turistas cristãos derramarão lágrimas e ficarão emocionados" com o novo parque.

- Existem mais de 90 milhões de evangélicos na América e outros 300 milhões em todo o mundo. Se apenas um porcento deles participarem de peregrinações em Israel, já será suficiente para qued o projeto seja um sucesso - disse Dagul.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.