NEVE DEKALIM - A polícia israelense forçou na madrugada desta terça-feira (horário local) a entrada da principal colônia da Faixa de Gaza, Neve Dekalim, com escavadoras, enquanto 500 ativistas contrários à retirada foram detidos.
Os colonos foram advertidos sobre um último prazo até meia-noite (18h de Brasília) para abandonar voluntariamente o local.
Um porta-voz da polícia indicou que a decisão de forçar o acesso a Neve Dekalim foi adotada para permitir que os residentes que desejem abandonar o local voluntariamente possam fazê-lo sem obstáculos.
O Exército estima que mais de 50% a percentagem de colonos da Faixa de Gaza dispostos a abandonar a região voluntariamente, indicou nesta terça-feira a rádio pública israelense.
Cerca de 500 ativistas judeus que se opõem à retirada foram detidos quando tentavam se infiltrar nas colônias da Faixa de Gaza, anunciou a rádio pública israelense, citando a polícia. Os extremistas foram detidos perto da passagem de Kisufim entre Israel e Gush Katif.
Segundo a mesma fonte, um oficial do Exército ficou ferido durante os incidentes durante as detenções.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.