Dom Eusébio chega a Roma e critica Lula

O Globo

Atualizada em 27/03/2022 às 14h48

CIDADE DO VATICANO - O cardeal-arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Eusébio Oscar Scheid, um dos quatro brasileiros entre os 117 cardeais que vão escolher o novo Papa, nem hesitou quando ouviu de um repórter o nome do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que viaja amanhã para Roma. Sua reação foi imediata:

— Ele não é católico, ele é caótico — disse Dom Eusébio, ao desembarcar em Roma.

O nome do presidente surgiu na entrevista quando um jornalista perguntou a Dom Eusébio se o próximo Papa pode ser brasileiro, lembrando que o presidente Lula havia sido operário. Dom Eusébio reagiu de imediato:

— Não mistura o Lula nesta história! Ele e o Espirito Santo não se entendem bem.

Um jornalista perguntou então por que Lula não se entende bem com o Espírito Santo.

— Você acha que o Lula sabe quem é o Espirito Santo? — disse Dom Eusébio.

— Lula é católico — disse um repórter.

— Católico, não. Ele é caótico — respondeu o arcebispo.

Cardeal imita sotaque de Severino

Mais tarde, quando já se hospedara no Colégio Pio Brasileiro, em Roma, Dom Eusébio, ao ser perguntado por que achava Lula caótico, disse inicialmente que se tratava de “uma brincadeira”. Logo depois, no entanto, voltou a criticar o presidente.

— Ele tem atitudes que não são lógicas na nossa fé. O seu relacionamento com os gays. Quem foi que aprovou aquilo tudo? Deixou a todos nós meio perplexos. Essas coisas, confundindo controle de natalidade — disse Dom Eusébio.

O cardeal-arcebispo do Rio também criticou o ministro Marco Aurélio de Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), que concedeu liminar permitindo o aborto de fetos com anencefalia (sem cérebro).

— O Marco Aurélio, meu Deus, se arvorou um direito que não tinha, quando legislou sobre a anencefalia.

Dom Eusébio disse que Lula nunca teve uma formação que o aprofundasse na fé. O arcebispo admitiu, porém, que Lula “nunca foi contra a Igreja”, mas frisou que “o partido dele (PT) é a favor do aborto”. Segundo Dom Eusébio, se Lula fosse católico nunca poderia ser favorável ao aborto.

Continua após a publicidade..

Perguntado se já tinha conversado com o presidente sobre questões como o aborto, Dom Eusébio respondeu que Lula lhe disse ser contra, mas que seu partido é a favor. Ele mostrou não ter acreditado na resposta:

— Tenho minhas dúvidas. Político numa hora diz uma coisa, outra hora diz outra — disse.

Ao comentar o encontro entre Lula e o presidente de Cuba, Fidel Castro, novas críticas. Essa, segundo ele, é uma das razões para chamar Lula de caótico:

— Eram dois bobocas conversando.

Quando um jornalista lhe perguntou se a campanha do presidente contra a fome não segue a linha da Igreja Católica, Dom Eusébio reagiu:

— Isso não é linha de Igreja, é linha humana. Eu vivia brincando com ele (Lula). O senhor não é católico, é caótico. Antes dele, nos já fazíamos isso. Há quanto tempo a Igreja cuida dos mais pobres e dos mais abandonados! Não recebemos isso do Lula. Mas eu não estou aqui para litigar com o Lula — disse.

Ele criticou também o uso do avião presidencial, o AeroLula, no transporte da comitiva brasileira para os funerais do Papa:

— É claro que (Lula) não precisaria vir com o avião particular dele, não é? Mas tem essa delegação toda.

Ao ouvir que o presidente da Câmara, Severino Cavalcanti, virá na comitiva, dom Eusébio começou então a imitar seu sotaque nordestino e disse, em tom de brincadeira:

— Ah, não dá!

Dom Eusébio não disse se já tem candidato a Papa.

- Ninguém quer ser Papa. Quem quer ser Papa? É um cargo de enorme responsabilidade. Eu, para aceitar o Arcebispado do Rio de Janeiro, não foi fácil. Estava em Florianópolis, uma ilha de idílio, beleza e poesia. O Rio também é, do ponto de vista natural, mas a problemática é bem maior.

O Palácio do Planalto não comentou as declarações de Dom Eusébio.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.