O maremoto muda solo do estreito de Malacca

AFP

Atualizada em 27/03/2022 às 14h52

KUALA LUMPUR - A profundidade do estreito de Malacca, uma das principais vias de navegação do mundo, foi alterada entre 20 cm e 2 metros pelo violento tremor de terra e o maremoto que o seguiu em 26 de dezembro passado, segundo um estudo da marinha malaia.

Estas mudanças no solo do estreito, no entanto, não representam um perigo para a navegação, declarou o responsável pelo estudo, Kamarulzaman Ahmad Badarudin, ao jornal The Star.

"Em algumas partes, a mudança só foi de 0,2 metro, enquanto que, em outras zonas profundas, a diferença é de um ou dois metros", assegura.

O estreito canal que separa a península malaia da ilha indonésia de Sumatra, entre o Oceano Índico e o Mar da China meridional, servia de via de trânsito para um terço do comércio mundial e metade dos fornecimentos de petróleo.

Mais de 50.000 barcos transitam anualmente por este estreito, de 800 km de extensão e 50 a 320 km de largura.

Kamarulzaman precisou que os resultados anunciados se baseiam nas medições realizadas em dois pontos estratégicos do canal por uma equipe de cartógrafos da marinha malaia.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.