Egito faz apelo a Israel para que restabeleça relações com Abbas

Atualizada em 27/03/2022 às 14h53

CAIRO - O Egito fez um apelo neste sábado a Israel para que mantenha suas relações com o novo presidente da Autoridade Palestina, Mahmud Abbas, e não as suspenda por causa de um atentado na Faixa de Gaza.

O contexto positivo atual só trará benefícios com "a manutenção dos contatos e não com sua suspensão", declarou neste sábado o porta-voz da Presidência egípcia, Suleiman Awad.

"Para tirar proveito desta ocasião, da maré de esperança que se abre e do contexto positivo percebido em todo o mundo, e reativar o processo de paz, não se pode boicotar Abu Mazen (Mahmud Abbas), sem prosseguir com o diálogo", explicou Awad.

Quando Abu Mazen puder anunciar a seu povo o fim dos postos de controle, das incursões israelenses, da demolição de suas casas, da colonização, a libertação dos prisioneiros e uma melhora de suas condições de vida, então "poderá basear-se nestes êxitos para buscar a união dos movimentos palestinos e o fim da violência", acrescentou o porta-voz.

O primeiro ministro israelense, Ariel Sharon, anunciou nesta sexta-feira a suspensão por prazo indeterminado dos contatos com os palestinos devido um ataque sangrento no posto de controle de Karni, entre Israel e a Faixa de Gaza, no qual morreram seis civis israelenses.

A notícia é da Agência Mundial de Informação.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.