KIEV- Viktor Yanukovych afirmou que renunciará de seu cargo como primeiro-ministro da Ucrânia. No dia seguinte à recusa da Comissão Central Eleitoral de aceitar os três recursos apresentados por Yanukovych contra a eleição presidencial ucraniana, em que venceu o líder opositor pró-Ocidente, Viktor Yushchenko, o candidato derrotado anunciou que abandonará seu cargo como primeiro-ministro.
Yanukovych se recusa a aceitar os resultados que mostram uma sólida vitória do candidato da oposição. Resultados preliminares das eleições de domingo deram ao líder opositor Yushchenko a vitória sobre Yanukovych com uma margem de 2,3 milhões de votos, mas os resultados não podem ser considerados definitivos até que sejam decididas todas as apelações.
Na quarta-feira, grupos de manifestantes se concentraram diante da sede do governo da Ucrânia para impedir que o primeiro-ministro convocasse seu gabinete.
Em primeiro de dezembro, o parlamento da Ucrânia votou contra o governo de Yanukovych, em uma moção de censura que lhe dava 60 dias para seguir funcionando antes da formação de novo gabinete.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.