KIEV- Viktor Yanukovych afirmou que renunciará de seu cargo como primeiro-ministro da Ucrânia. No dia seguinte à recusa da Comissão Central Eleitoral de aceitar os três recursos apresentados por Yanukovych contra a eleição presidencial ucraniana, em que venceu o líder opositor pró-Ocidente, Viktor Yushchenko, o candidato derrotado anunciou que abandonará seu cargo como primeiro-ministro.
Yanukovych se recusa a aceitar os resultados que mostram uma sólida vitória do candidato da oposição. Resultados preliminares das eleições de domingo deram ao líder opositor Yushchenko a vitória sobre Yanukovych com uma margem de 2,3 milhões de votos, mas os resultados não podem ser considerados definitivos até que sejam decididas todas as apelações.
Na quarta-feira, grupos de manifestantes se concentraram diante da sede do governo da Ucrânia para impedir que o primeiro-ministro convocasse seu gabinete.
Em primeiro de dezembro, o parlamento da Ucrânia votou contra o governo de Yanukovych, em uma moção de censura que lhe dava 60 dias para seguir funcionando antes da formação de novo gabinete.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.