SANTIAGO - O ex-ditador chileno Augusto Pinochet foi internado neste sábado no hospital militar de Santiago. As causas ainda não foram divulgadas.
Pinochet chegou a Santiago nesta sexta-feira vindo do sítio onde vive, em Los Boldos, a 130 quilômetros da capital, A internação do general reformado de 89 anos aconteceu minutos antes das 10h (11h de Brasília). Ele chegou ao local num automóvel escoltado por policiais. Momentos depois, chegou ao estabelecimento a mulher de Pinochet, Lucía Hiriart.
Pessoas próximas ao ex-governante disseram que Pinochet será submetido a exames de rotina, mas o hospital ainda não se pronunciou.
Pinochet chegou a Santiago nesta sexta-feira vindo do sítio onde vive, em Los Boldos, a 130 quilômetros da capital. e Santiago para se submeter, segundo pessoas próximas a ele, a um tratamento dental.
O ex-governante tinha previsto regressar ao sítio depois do trâmite, mas hoje circulou a informação de que ele permanecia em Santiago.
Continua após a publicidade..
Os movimentos do general começaram quando na Corte de Apelações de Santiago era discutido um recurso de amparo apresentado por sua defesa para questionar o processamento ao qual foi submetido na segunda-feira passada pelo juiz Juan Guzmán por sua responsabilidade em crimes da Operação Condor.
Na audiência judicial, sua defesa argumentou que o processamento é ilegal porque o estado de saúde Pinochet, que padece de complicações derivadas de uma diabetes e de uma demência sub-cortical moderada, não permite que ele enfrentar um julgamento.
O tribunal deixou pendente para a próxima segunda-feira a decisão judicial sobre o recurso.
Além de processar Pinochet, o juiz Guzmán ordenou sua prisão domiciliar, mas adiou a notificação de ambas as medidas até que os tribunais superiores se posicionem sobre o recurso da defesa.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Notícias