KIEV - A caminho da China para uma das mais importantes viagens de seu governo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez neste sábado uma breve visita oficial à Ucrânia. Lula encontrou-se com o presidente Leonid Kuchna e ambos reafirmaram a vontade de seus governos de levar adiante os acordos bilaterais na área aeroespacial.
Lula passou algumas horas em Kiev, retribuindo a visita feita no ano passado por seu colega ucraniano a Brasília. A conversa concentrou-se na cooperação política e econômica entre os dois países, sobretudo no campo das tecnologias de ponta.
Os presidentes destacaram o crescimento do comércio entre os dois países no ano passado, quando alcançou US$ 540 milhões.
Durante a reunião, no Palácio Mariinski, residência oficial de Kuchmna, os mandatários reafirmaram o interesse de levar adiante o ambicioso acordo de cooperação aeroespacial firmado em outubro do ano passado, que ajudaria a transformar a Base de Lançamento de Alcântara, no Maranhão, em uma plataforma internacional de lançamento de satélites, com uso de foguetes ucranianos, a partir de 2006.
Lula chegou à Ucrânia no início da manhã, visitou o museu do antigo monastério de Kiev e Pechora, a Catedral da Sagrada Assunção, o Museu das Jóias e outros pontos históricos.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.