Morre ex-ditador de Uganda Idi Amin Dada

Atualizada em 27/03/2022 às 15h16

SÃO PAULO - Idi Amin Dada, ex-ditador de Uganda durante quase toda a década de setenta, morreu ontem à noite em virtudes de complicações renais na clínica saudita na qual estava hospitalizado. A informação foi divulgada pela rádio estatal sul-africana.

Após sua queda do poder, que exerceu de forma despótica e sangrenta, Idi Amin se refugiou inicialmente na Líbia para exilar-se definitivamente na Arábia Saudita, onde as notícias sobre sua hospitalização começaram a ser divulgadas em julho.

A possibilidade de Amin Dada ser enterrado em seu país está sendo avaliada por um comitê especial, segundo uma fonte médica oficial, que pediu anonimato. O comitê está em contato com autoridades do hospital do rei Faysal, na Arábia Saudita, onde o ditador morreu.

Amin era praticamente analfabeto quando se alistou nas forças coloniais britânicas em 1945 aos vinte anos e exerceu a função de policial no Quênia. Quando Uganda conseguiu a independência em 1962, ele se alistou no Exército de seu país de origem onde em 1964 chegou a coronel.

Sua carreira política começou ao conspirar a favor do então primeiro-ministro Milton Obote e protagonizar como comandante na chefia do Exército o sangrento golpe de estado que derrocou o rei Mutesa II em 1966 e colocou na Presidência seu mentor.

Em janeiro de 1971 derrocou por sua vez Milton Obote, quando este estava de viagem oficial a Cingapura e, desde então, inaugurou um regime de terror e excentricidades que causaram diretamente a morte de um número próximo a meio milhão de seus compatriotas.

Em 11 de abril de 1979 - quando os meios de imprensa do mundo inteiro falavam de suas exibições de selvageria - foi derrubado do poder pelas diversas facções opositoras a seu regime articuladas na Frente de Libertação de Uganda, apoiada pelo então presidente da Tanzânia Julius Nyerere.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.