Resumo da semana

Implosão de ponte, mulher cai de prédio, 'baixinho do fusca' e mais... veja o resumo da semana

Saiba o que foi destaque no Imirante na semana de 1 a 7 de novembro de 2026.

Imirante.com

Saiba o que foi destaque no Imirante na semana de 1 a 7 de novembro de 2026.

MARANHÃO - Veja o resumo das principais notícias mostradas aqui no Imirante.com ao longo da última semana, de 1 a 7 de novembro de 2026.

Clique aqui para seguir o canal do Imirante no WhatsApp

Domingo (1º) 

Um vídeo divulgado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) mostra o momento da implosão de Ponte do Estreito dos Mosquitos, na BR-135, no Maranhão, neste domingo (1º). A estrutura foi totalmente implodida por volta das 11h.

As imagens registram o momento em que a ponte é derrubada. A previsão de liberação do trânsito na região é partir das 16h, segundo a PRF.

Para a realização do procedimento, a BR-135 foi totalmente interditada a partir das 10h, no quilômetro 22, na saída de São Luís, e no quilômetro 40, em Bacabeira. 

O bloqueio foi realizado antes da implosão da estrutura. As imagens da operação foram divulgadas pela PRF no Maranhão.

Implosão da ponte do Estreito dos Mosquitos. (Foto: Divulgação/PRF)

Segunda-feira (2) 

Um candidato flagrado usando IA no celular durante a aplicação das provas do concurso público para delegado da Polícia Civil do Maranhão (PC-MA) foi preso nesse domingo (1º), em São Luís. Segundo as informações apuradas, o candidato utilizava uma ferramenta de inteligência artificial (IA) para tentar resolver as questões do certame.

O flagrante ocorreu nas dependências de uma faculdade particular da capital maranhense, quando um fiscal responsável pela aplicação da prova identificou a utilização irregular do celular e acionou a equipe policial que estava de prontidão no local.

Após a abordagem, os policiais realizaram a condução do candidato ao Plantão Central das Cajazeiras, onde foram adotados os procedimentos legais cabíveis.

Terça-feira (3) 

SHPP investiga morte de mulher em hotel. (Foto: Reprodução)

Uma mulher de 26 anos, identificada como Renata Rebeca Negrão Saldanha dos Santos, morreu após cair da sacada do sétimo andar de um hotel localizado na avenida dos Holandeses, no bairro Ponta d'Areia, em São Luís. O caso ocorreu por volta de 1h30 da madrugada desta terça-feira (3).

Jovem tinha vindo do Pará para disputar campeonato de pôquer em São Luís. (Foto: Reprodução/Redes sociais)

Segundo informações preliminares, a jovem estava hospedada no hotel acompanhada do namorado. Inicialmente, a polícia considerou a hipótese de suicídio, mas, após analisar imagens de câmeras de segurança, passou a tratar a queda como acidental.

As imagens analisadas pela polícia indicam que a mulher estava na sacada do hotel quando se apoiou em uma estrutura e acabou caindo.

"Baixinho do Fusca" chama atenção em Bacabal com carro, roupas e até casa cor-de-rosa

Um Fusca já costuma despertar olhares por onde passa. Mas, quando o carro é inteirinho cor-de-rosa, fica difícil não reparar. Em Bacabal, no interior do Maranhão, quem aparece ao volante dessa raridade é Francisco Dutra, de 60 anos, conhecido como “Baixinho do Fusca”. 

E não é só o automóvel que chama atenção. O motorista também costuma sair por aí vestido em diferentes tons de rosa. A paixão de Francisco pela cor virou sua marca registrada. O Fusca, fabricado em 1985, está com ele desde 1998, quando foi comprado por apenas R$ 900. 

O que começou como a realização do sonho de ter um carro acabou se transformando em uma relação especial com o modelo e, depois, com a cor que hoje está presente em praticamente tudo ao seu redor.

Em entrevista à TV Mirante, Francisco contou, com bom humor, que a primeira ideia ao comprar o veículo era conquistar namoradas. “Eu tinha muita vontade de arrumar namoradas bonitas. Eu achava que se eu tivesse um carro, eu ia arrumar essas namoradas. E não deu certo”, brincou.

Quarta-feira (4) 

A Justiça determinou a anulação da demissão do promotor público Celso Magalhães, ocorrida em março de 1878, em uma decisão histórica que reconhece perseguição funcional no estado do Maranhão. A sentença atende a uma Ação Civil Pública ajuizada pelo Ministério Público estadual e estabelece a reparação da memória institucional do promotor, que havia sido punido após acusar uma baronesa pela morte de um menino escravizado de sete anos.

O caso remonta ao período em que Celso Magalhães atuava em São Luís e denunciou criminalmente Ana Rosa Viana Ribeiro, conhecida posteriormente como Baronesa de Grajaú, por maus-tratos que resultaram no falecimento da vítima, chamada Inocêncio. Conforme os autos do processo, a demissão foi consumada em caráter de retaliação política apenas um dia após o marido da acusada, Carlos Fernando Ribeiro, assumir a chefia da Província.

Na decisão proferida pelo juiz Douglas de Melo Martins, o magistrado rejeitou as alegações de prescrição e destacou que a medida visa resgatar a verdade histórica e proteger o patrimônio cultural imaterial. A sentença estabelece a reintegração simbólica do jurista aos quadros do Ministério Público, a remoção da expressão desabonadora dos registros antigos e a declaração de sua trajetória como patrimônio cultural maranhense.

Quinta-feira (5) 

A Prefeitura de São Luís acionou a Justiça nesta quinta-feira (5) para tentar suspender a nova Lei de Zoneamento, Parcelamento, Uso e Ocupação do Solo da capital.

A medida ocorre após a Câmara Municipal derrubar, por 17 votos a nove, o veto integral da gestora ao projeto, que recebeu 133 emendas dos vereadores durante a tramitação. A Prefeitura questiona alterações feitas no texto original, principalmente nas regras de proteção ambiental, instalação de indústrias e construção em diferentes regiões da cidade.

A ação civil pública foi distribuída nesta quinta-feira à Vara de Interesses Difusos e Coletivos de São Luís. O processo chegou para análise às 17h33. A Prefeitura apresentou um pedido de urgência para suspender os efeitos da legislação enquanto a Justiça analisa sua validade. Até esse momento, não havia decisão judicial registrada sobre o pedido.

Nas redes sociais, a prefeita Esmênia Miranda (PSD) confirmou que determinou à Procuradoria-Geral do Município o ingresso da ação e voltou a questionar as alterações aprovadas pela Câmara.

Sexta-feira (6) 

A influenciadora digital Skarlete Greta Costa Mello, conhecida nas redes sociais como Skarlete Mello, morreu nesta sexta-feira (6), aos 31 anos. A informação foi divulgada em uma nota de pesar publicada nas redes sociais. De acordo com as informações divulgadas, Skarlete estava em tratamento contra um câncer de estômago, diagnosticado em 2024.

No mesmo ano, em 2024, ela recebeu autorização da Justiça do Maranhão para realizar uma cirurgia em Fortaleza (CE), após ser diagnosticada com a doença. Até o momento, o Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ-MA) não se manifestou sobre o caso.

Além disso, também não há informações oficiais sobre a cidade onde a influenciadora morreu nem sobre o velório e o enterro dela.

Natural de Teresina, a influenciadora ficou conhecida do Maranhão após ser alvo de operações de combate à divulgação de plataformas de apostas como o ‘Jogo do Tigrinho’. Além disso, a influenciadora também era proprietária de um salão de beleza em São Luís. 

Uma nota divulgada pelo estabelecimento destacou a trajetória de Skarlete e afirmou que ela deixou sua marca no espaço por meio de sua dedicação e carinho. A publicação também manifestou solidariedade aos familiares e amigos.

Nas redes sociais, familiares e amigos deixaram mensagem em homenagem à influenciadora e destacaram a luta dela contra o câncer de estômago, diagnosticado em 2024.

Sábado (7)

Suspeito de roubo é preso após ser imobilizado por vítimas em Imperatriz; celulares foram recuperados — Foto: Divulgação/Polícia Militar do Maranhão

Um homem suspeito de roubo foi preso na madrugada deste sábado (7), após ser localizado e imobilizado pelas próprias vítimas na Avenida Babaçulândia, no bairro Vila Lobão, em Imperatriz, na região tocantina do Maranhão. O suspeito foi encontrado com a ajuda do sistema de rastreamento de um dos celulares roubados.

Durante a ocorrência, a Polícia Militar do Maranhão (PM-MA) recuperou três aparelhos celulares e um relógio que haviam sido roubados. Os policiais também apreenderam um simulacro de pistola, objeto que imita uma arma de fogo.

Segundo a PM, uma equipe do 14º Batalhão de Polícia Militar (BPM) foi acionada após receber informações sobre o roubo. Com os dados repassados pelas vítimas, os policiais utilizaram o sistema de rastreamento de um dos aparelhos para identificar a localização do suspeito.

Receba também as principais notícias do Maranhão, do Brasil e do mundo diretamente no seu e-mail. Cadastre-se gratuitamente no Imirante.com e ative a opção "Receber conteúdos por e-mail" para acompanhar a Newsletter do Imirante.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.