educação

Abandono escolar cai no Maranhão e mais estudantes concluem o ensino médio, aponta Censo Escolar

Estado registrou queda nas taxas de abandono, reprovação e atraso escolar entre 2022 e 2025, segundo dados divulgados pelo Inep.

Imirante.com

Abandono escolar cai no Maranhão e mais estudantes concluem o ensino médio, aponta Censo Escolar. (Reprodução)

MARANHÃO – O Maranhão registrou melhora nos principais indicadores de rendimento do ensino médio da rede pública entre 2022 e 2025. Dados da segunda etapa do Censo Escolar 2025, divulgados nesta sexta-feira (26) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), mostram redução nas taxas de abandono, reprovação e distorção idade-série no estado.

Segundo o levantamento, a taxa de abandono escolar caiu de 4,9% para 3% no período. A reprovação também apresentou redução, passando de 4,8% para 3,8%. Já o índice de distorção idade-série, que mede o percentual de estudantes com atraso em relação à série adequada para a idade, diminuiu de 26,2% para 22,4%.

Os indicadores apontam que mais estudantes permaneceram na escola e avançaram ao longo do ensino médio nos últimos anos.

Brasil também registra melhora

O Censo Escolar também identificou avanços em nível nacional. Entre 2022 e 2025, a reprovação no ensino médio público caiu 62%, enquanto o abandono escolar foi reduzido em 61%. No mesmo período, a taxa de aprovação cresceu 11%, de acordo com o Inep.

Segundo o Ministério da Educação (MEC), os resultados refletem um conjunto de políticas voltadas à permanência dos estudantes na escola e ao fortalecimento da educação básica.

Outro indicador divulgado pelo Inep mostra que mais estudantes permaneceram no ensino médio entre um ano letivo e outro. Entre 2022 e 2025, a taxa de alunos que deixaram de retornar à escola no ano seguinte caiu 28%. Segundo o instituto, se esse índice tivesse permanecido no mesmo patamar de 2022, o país teria cerca de 250 mil estudantes a menos matriculados no ensino médio em 2025.

Programa beneficia estudantes maranhenses

O Ministério da Educação também relaciona os resultados a programas de incentivo à permanência escolar, como o Pé-de-Meia, criado em 2024.

No Maranhão, 410.260 estudantes já foram beneficiados pelo programa desde sua implantação. Desse total, 51,2% são mulheres e 48,8% são homens, segundo dados do MEC.

Além disso, o governo federal informou que houve aumento de 46% nas inscrições de concluintes da rede pública no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) entre 2022 e 2025.

Frequência escolar cresce

Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad Contínua Educação), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), também indicam melhora na permanência dos jovens na escola.

A taxa de frequência escolar líquida entre estudantes de 15 a 17 anos passou de 76,8% em 2024 para 80,6% em 2025, o maior índice da série histórica iniciada em 2016.

Com isso, a proporção de jovens dessa faixa etária fora do ensino médio caiu de 23,2% para 19,4% em apenas um ano.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.