Destaques

Buscas por crianças desaparecidas, morte de ex-vereador e caso Turilândia: veja o resumo da semana

Saiba o que foi destaque no Imirante na semana de 4 de janeiro a 10 de janeiro de 2026.

Imirante.com

Atualizada em 11/01/2026 às 11h32

SÃO LUÍS – Veja o resumo das principais notícias mostradas aqui no Imirante.com ao longo da última semana, de 4 a 10 de janeiro de 2026.

Clique aqui para seguir o canal do Imirante no WhatsApp

Domingo (4)

Um jovem, identificado como Antônio Layo Feitosa de Sousa, foi encontrado morto na manhã deste domingo (4), no bairro Trizidela, no município de Alto Alegre do Pindaré.

De acordo com informações da Polícia Militar, que foi ao local, a vítima estava decapitada, apresentava marcas de pelo menos seis disparos de arma de fogo e sinais de extrema violência, incluindo a remoção dos olhos.

Moradores da região relataram à polícia que Antônio Layo morava sozinho e não possuía parentes no município. Ainda segundo relatos, ele vivia há dois meses na cidade.

A Polícia Civil investiga as circunstâncias do crime e apura se a vítima tinha envolvimento em conflitos. Até o momento, nenhum suspeito foi identificado.

Segunda-feira (5)

Uma pessoa morreu e outras três ficaram feridas após um grave acidente entre um caminhão e um carro de passeio na noite de sábado (3), na BR-402, no povoado Pedras, zona rural do município de Santo Amaro do Maranhão.

Turista morre em grave acidente na BR-402, em Santo Amaro.

A vítima foi identificada como Eliomar Santos da Silva, natural de Marabá, no estado do Pará. Segundo informações, ele estava a passeio na região dos Lençóis Maranhenses e seguia viagem com destino ao Ceará quando ocorreu a colisão.

De acordo com a Polícia Civil do Maranhão (PC-MA), os dois veículos trafegavam em sentidos opostos no momento do acidente. Com o impacto, os quatro ocupantes do carro de passeio ficaram feridos e foram socorridos para o Hospital Regional de Barreirinhas.

Crianças desaparecem após saírem para brincar em quilombo de Bacabal

Três crianças desapareceram na tarde desse domingo (4) no Quilombo de São Sebastião dos Pretos, localizado no município de Bacabal. De acordo com parentes das vítimas, as crianças foram brincar no mato, quando desapareceram.

As crianças foram identificadas como Anderson Kauan, de oito anos; Isabelle, de seis; e Michael, de quatro anos. A informação foi divulgada pelo prefeito de Bacabal, Roberto Costa, por meio das redes sociais. 

De acordo com o prefeito, elas desapareceram desde as 15h. Equipes do Comando de Operações de Sobrevivência em Área Rural (Cosar), da Polícia Militar do Maranhão, realizaram buscas durante a noite e a madrugada em áreas de mata e lago da região.

Terça-feira (6)

O ex-vereador Wesdras Barreira, do município de Tasso Fragoso, foi assassinado a tiros na tarde dessa segunda-feira (5), no povoado Piçarreira, em Balsas, no sul do Maranhão. Ele estava acompanhado de Arlene Matos, que também foi atingida pelos disparos, mas sobreviveu.

Segundo a Polícia Militar do Maranhão (PMMA), o principal suspeito do crime é Celi José Gomes, companheiro de Arlene. Ele teria sacado uma arma e efetuado vários disparos contra o casal.

Wesdras morreu ainda no local, enquanto Arlene foi socorrida e encaminhada ao Hospital Municipal de Balsas, onde recebeu atendimento médico e já teve alta.

Após o crime, o suspeito fugiu e segue sendo procurado pelas forças de segurança. Ele é investigado por homicídio e tentativa de feminicídio.

Ex-vereador de Tasso Fragoso é morto no interior do Maranhão.

Buscas por crianças desaparecidas em Bacabal mobilizam forças de segurança

As buscas pelas três crianças desaparecidas na comunidade quilombola de São Sebastião dos Pretos, em Bacabal, a 250 km de São Luís, seguem intensas na noite desta terça-feira (6). O secretário de Segurança Pública do Maranhão, Maurício Ribeiro Martins, chegou à cidade para acompanhar pessoalmente as operações, que mobilizam grande aparato policial.

Forças de segurança estão procurando três crianças desaparecidas em Bacabal.

Leia também:

Crianças desaparecidas: buscas são retomadas, e família presta depoimento à polícia

O caso, que tem chamado a atenção de todo o Maranhão, já envolve equipes da Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. As buscas estão concentradas em um povoado onde moradores suspeitam da possível ligação de um homem com o desaparecimento. A comunidade acompanha de perto cada movimentação das forças de segurança.

Quarta-feira (7)

Uma das três crianças desaparecidas em Bacabal foi localizada nesta quarta-feira (7).

O menino Wanderson Kauã, de 8 anos, uma das três crianças desaparecidas desde domingo (4), foi encontrado nesta quarta-feira (7) no povoado Santa Rosa, zona rural de Bacabal, a 250 km de São Luís. Segundo o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), a criança estava fraca, debilitada e bastante abatida. Ele foi encaminhado ao Hospital Geral de Bacabal, onde permanece internado.

De acordo com o tenente Ribamar, que participou do resgate, apesar da debilidade, o estado de saúde do menino é considerado estável. A expectativa é que, após recuperação, ele consiga relatar o que aconteceu durante os quatro dias em que esteve desaparecido.

“Ele foi encontrado por um carroceiro, bem debilitado e fraco, mas já está recebendo todos os cuidados no hospital. Está cansado, com aparência abatida, provavelmente em razão do desgaste dos últimos dias. A gente espera que, quando ele melhorar, consiga contar o que aconteceu”, relata o tenente.

Irmãos continuam desaparecidos

Os irmãos Ágata Isabelle, de 5 anos, e Allan Michael, de 4 anos, que estavam com Wanderson Kauã, ainda não foram localizados. As buscas seguem intensas na região, com equipes mobilizadas durante a noite desta quarta-feira (7).

Carroceiro encontrou a criança

O menino Wanderson Kauã foi encontrado por um carroceiro em povoado vizinho ao local do desaparecimento. Ao perceber o estado debilitado da criança, ele a levou até as equipes de resgate, que realizaram os primeiros atendimentos.

Força-tarefa ampliada

Após a localização do menino, equipes do Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e Militar e do Centro Tático Aéreo (CTA) reforçaram as buscas na região para tentar localizar Ágata Isabelle e Allan Michael.

Quinta-feira (8)

Um funcionário da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) foi agredido por dois homens enquanto realizava o corte no fornecimento de água de uma residência no bairro Planalto Anil, em São Luís. 

O caso aconteceu nesta quinta-feira (8) e o momento da agressão foi registrado em vídeo por moradores da região.

As imagens mostram o momento em que o trabalhador é atacado durante o cumprimento de uma ordem de serviço. A agressão interrompeu a atividade.

Sexta-feira (9)

Um adolescente de 15 anos ficou gravemente ferido após ser atropelado por uma retroescavadeira nessa quinta-feira (8), no município de Timbiras, no Maranhão. A vítima está internada em estado grave na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital da região.

Com o impacto, o adolescente e a motocicleta foram arrastados por alguns metros.

Segundo a Polícia Militar do Maranhão (PMMA), o adolescente pilotava uma motocicleta quando foi atingido pela retroescavadeira, que tentava acessar uma rua. Segundo testemunhas, o motorista do veículo não deu preferência de passagem, e acabou avançando contra o jovem.

A vítima sofreu ferimentos graves, teve fratura exposta em uma das pernas e perdeu grande quantidade de sangue. A motocicleta e a retroescavadeira foram encaminhadas para a delegacia do município.

Sábado (10)

O Ministério Público do Maranhão (MPMA) se manifestou favoravelmente à revogação da prisão preventiva do prefeito de Turilândia, Paulo Curió (União Brasil), investigado como um dos líderes do esquema apurado na Operação Tântalo II, e dos outros presos envolvidos no caso.

Paulo Curió, prefeito de Turilândia.

Apesar do posicionamento pela soltura, o órgão defendeu a manutenção do afastamento do prefeito do cargo e a aplicação de medidas cautelares rigorosas para evitar novas irregularidades.

O parecer foi assinado pelo procurador-geral de Justiça em exercício, Orfileno Bezerra Neto, e encaminhado à 3ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ-MA), responsável por analisar os pedidos apresentados pelas defesas.

A manifestação do Ministério Público será analisada pela desembargadora Maria da Graça Peres Soares Amorim, da 3ª Câmara Criminal do TJ-MA, que decidirá se acata ou não o parecer. Até a decisão final, seguem válidas as determinações judiciais já em vigor no âmbito da Operação Tântalo II.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.