Maranhão tem oito nomes na nova Lista Vermelha dos criminosos mais procurados do país
Ministério da Justiça divulgou relação com 216 foragidos considerados prioritários para captura; oito deles são maranhenses, todos homens entre 27 e 60 anos.
MARANHÃO - O Ministério da Justiça e Segurança Pública divulgou, nesta semana, a atualização da Lista Vermelha, que reúne os 216 criminosos mais perigosos e procurados do Brasil. Entre os nomes considerados estratégicos para captura, oito são do Maranhão.
Segundo o órgão, a lista concentra foragidos cuja prisão é tratada como prioridade para a segurança pública. No Maranhão, os procurados são todos homens, com idades que variam de 27 a 60 anos, investigados ou condenados por crimes como homicídios, assaltos e outros delitos graves.
Quem são os maranhenses na Lista Vermelha
Clauton Barbosa Gonçalves, conhecido como Gato, 39 anos
Edison Soares Ribeiro, 38 anos
Gedevan Barbosa Gonçalves, conhecido como GD, 41 anos
João Pedro Cardozo Nascimento, 27 anos
Legilson da Silva Carneiro, 40 anos
Lucas do Espírito Santo Cruz da Silva, chamado Dentinho, 30 anos
Macivaldo Ramos Damassena, conhecido como Xoca, 31 anos
Raimundo Nonato Araújo de Sousa, conhecido como Magno, 60 anos
Informações disponíveis ao público
A relação completa dos 216 procurados integra o Projeto Captura, iniciativa que centraliza dados sobre os criminosos considerados mais perigosos. As informações podem ser consultadas por qualquer pessoa em um site ligado ao Ministério da Justiça.
No portal, é possível visualizar fotos, nome completo, apelidos, data de nascimento e outros dados básicos dos foragidos. A plataforma também reúne canais para envio de denúncias anônimas, que podem auxiliar na localização e prisão dos procurados.
Critérios para integrar a Lista Vermelha
De acordo com o Ministério da Justiça, a inclusão de um nome na lista leva em conta aspectos como:
- Importância estratégica da captura para desarticular uma organização criminosa;
- Gravidade dos crimes cometidos, incluindo delitos violentos e hediondos.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.