FORTALECIMENTO

Governo anuncia novas ações para enfrentar criminalidade

Entre as ações, o parlamentar citou a criação de um Fundo com recursos provenientes de apreensões ligadas a organizações criminosas

Ipolítica

Deputado Neto Evangelista (Agência Assembleia)

MARANHÃO - O deputado estadual Neto Evangelista (União) destacou, durante sessão plenária nesta quinta-feira (30), as medidas adotadas pelo governador Carlos Brandão (PSB) para enfrentar a criminalidade e fortalecer o sistema de segurança pública do Maranhão.

Entre as ações, o parlamentar citou a criação de um Fundo com recursos provenientes de apreensões ligadas a organizações criminosas, que serão aplicados diretamente em projetos e investimentos na área da segurança.

“Além da criação do Fundo para uso de recurso fruto de apreensões do crime organizado, tivemos ainda nomeações de concursados da Polícia Militar que estavam sub judice e mais um grupo de 200 participantes do concurso de 2012, caso a comissão considere possível chamá-los”, destacou Evangelista.

Medidas e investimentos

O líder do governo na Assembleia também mencionou a nomeação de 34 novos delegados, além do aumento dos investimentos em inteligência e tecnologia, considerados estratégicos para o combate ao crime organizado.

Segundo o deputado, as ações mostram o comprometimento do governo estadual em garantir mais eficiência no enfrentamento à violência.

“O governador Carlos Brandão tem adotado medidas concretas, com foco em planejamento, inteligência e estruturação das forças policiais”, reforçou.

Problema nacional

Durante o discurso, Neto Evangelista ressaltou que a crise na segurança pública não é uma realidade exclusiva do Maranhão, mas um problema nacional, agravado em estados como Rio de Janeiro, Pernambuco, Ceará e Bahia.

“Não vamos tapar o sol com a peneira. A segurança pública é hoje um problema nacional. É fato que assistimos à expansão das facções. Esse é um problema que deve ser enfrentado por meio de uma ação integrada entre os governos federal, estadual e municipal”, afirmou o parlamentar.

Conflito entre facções e fake news

O deputado também comentou o aumento de conflitos entre facções criminosas nos últimos dias em São Luís e afirmou que o Sistema de Segurança Pública está atuando diretamente nas áreas afetadas.

Evangelista criticou a disseminação de fake news sobre a situação, o que, segundo ele, agrava o clima de insegurança e prejudica as operações.

“Lamentavelmente, vimos por parte da oposição um toque de terror com a disseminação de fake news. Foram exibidos vídeos antigos como se fossem fatos atuais, o que criou um clima de pânico entre as famílias. Isso beira à irresponsabilidade”, disse o deputado.

Apoio de outros parlamentares

Durante a sessão, os deputados Ricardo Arruda (MDB) e Catulé Júnior (PP) manifestaram apoio ao pronunciamento de Neto Evangelista.

Arruda afirmou que é necessário “trazer lucidez ao debate sobre a segurança pública” e repudiou o uso político de notícias falsas.
“É fato que houve quem criasse um clima de alarmismo com o objetivo de atingir o governador Carlos Brandão. No Maranhão, o governador tem enfrentado o problema com ações concretas”, destacou.

Já Catulé Júnior parabenizou Evangelista por trazer o tema à discussão e reconheceu o empenho do governo estadual.
“Vivemos uma crise aguda de segurança pública no país, principalmente no Rio de Janeiro. No nosso estado, o governador Carlos Brandão tem adotado medidas enérgicas para combater o problema”, afirmou.

Enfrentamento e integração

Encerrando sua fala, Neto Evangelista reiterou que enfrentar o crime organizado exige ações integradas e responsáveis, baseadas em resultados, e não em discursos alarmistas.

“O problema de segurança que vivemos no país inteiro não se combate com fake news, mas sim com medidas concretas, como as que vêm sendo adotadas pelo governador Carlos Brandão”, concluiu.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.