MARANHÃO - A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado do Piauí (FICCO/PI) deflagrou, nesta terça-feira (14), a Operação Cifra Oculta, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa envolvida no tráfico interestadual de drogas e na lavagem de dinheiro. A ação contou com o cumprimento de 18 mandados de busca e apreensão em sete cidades de quatro estados brasileiros.
Cidades-alvo da operação
As ordens judiciais foram expedidas pela Central de Inquéritos de Teresina e executadas nos seguintes municípios:
📍 Parnaíba, Luís Correia e Teresina (Piauí)
📍 Timon (Maranhão)
📍 Itaquaquecetuba e Campinas (São Paulo)
📍 Fortaleza (Ceará)
Estrutura interestadual e movimentação financeira
Segundo as investigações, o grupo criminoso mantinha núcleos operacionais em diversos estados, com funções específicas voltadas à:
🚚 Aquisição e transporte de drogas
💸 Lavagem de capitais
📦 Distribuição de entorpecentes
O esquema teria movimentado mais de R$ 35 milhões por meio de empresas de fachada e pessoas interpostas, com o objetivo de ocultar a origem ilícita dos recursos.
Materiais apreendidos e crimes investigados
Durante a operação, foram apreendidos:
📄 Documentos
💰 Valores em espécie
💾 Mídias eletrônicas
Esses materiais serão analisados para comprovar o funcionamento da organização criminosa e o fluxo financeiro envolvido. Os investigados poderão responder pelos crimes de:
Organização criminosa
Tráfico de drogas
Lavagem de dinheiro
Apoio e integração entre forças policiais
A operação contou com o apoio da Polícia Militar de São Paulo, por meio do 1º BAEP, especialmente no cumprimento de mandado em Campinas. A FICCO/PI é uma iniciativa do Ministério da Justiça e Segurança Pública, composta por:
Polícia Federal (coordenação)
Secretaria Nacional de Políticas Penais
Polícias Civil, Militar e Penal do Piauí
O objetivo da força integrada é promover ações conjuntas de prevenção e repressão ao crime organizado, fortalecendo a atuação dos órgãos de segurança pública.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.