Cuidados

Concessionária de energia orienta para os riscos e perigos com acidentes envolvendo energia elétrica durante ventanias

As mudanças climáticas podem comprometer a continuidade do fornecimento e, em situações mais graves, colocar em risco a vida das pessoas.

Imirante.com

Atualizada em 18/09/2025 às 17h52
O aumento da incidência de ventos fortes, comuns neste período do ano, pode parecer inofensivo, mas exige atenção redobrada. (Foto: Divulgação)

MARANHÃO - O aumento da incidência de ventos fortes, comuns neste período do ano, pode parecer inofensivo, mas exige atenção redobrada da população quando o fenômeno está relacionado à rede elétrica. As mudanças climáticas podem comprometer a continuidade do fornecimento e, em situações mais graves, colocar em risco a vida das pessoas.

Em dias de ventania, galhos, árvores, antenas, placas e outros objetos podem atingir ou ser arremessados sobre as estruturas e condutores da rede elétrica, provocando interrupções, danos a componentes e acidentes. Por isso, a Equatorial Maranhão, reforçando seu compromisso com a segurança e o bem-estar da população, orienta os clientes com algumas dicas essenciais:

• Jamais tente tocar ou mover fios elétricos caídos. Em caso de ventos fortes, árvores podem cair sobre a rede, colocando em risco tanto a segurança das pessoas quanto o fornecimento de energia; • Apenas profissionais capacitados e autorizados pela Distribuidora podem realizar manobras na rede elétrica. Por isso, ao perceber algum objeto (placas, pipas, antenas, metal etc.) arremessado sobre os cabos, não tente retirá-lo
por conta própria. Ligue imediatamente para a Central 116, para que equipes especializadas sejam direcionadas ao local; • Se houver árvore caída sobre a rede elétrica ou galhos em contato com os fios, a orientação é acionar a Central 116 da Equatorial Maranhão; • Acompanhe as previsões meteorológicas e esteja atento aos alertas dos órgãos oficiais.

De acordo com o Executivo de Segurança da empresa, Gabriel Vieira, as medidas preventivas também devem incluir os cuidados dentro de casa ou em estabelecimentos. Quanto mais complexos forem os sistemas e mais sujeitos estiverem às condições climáticas adversas, menor deve ser o intervalo entre as manutenções preventivas. Esse passo importante aumenta a segurança em seu lar ou estabelecimento para esse momento de mudança climática", orientou o Executivo.

Movimento Vc + Seguro

As ações de orientação integram o movimento "Vc + Seguro", campanha da empresa que leva informação à comunidade, reforçando a importância da prevenção e o compromisso da Distribuidora com a segurança de todos.

A empresa reforça que, em caso de cabos caídos, a população nunca deve se aproximar. Em situações de acidente com choque elétrico envolvendo a rede elétrica, além de acionar a Central 116 para os procedimentos técnicos e de segurança de desligamento da energia, é indispensável chamar o Corpo de Bombeiros (193) e o Samu (192) para o socorro da vítima.

Com informação, orientação e proximidade com a comunidade, a empresa reafirma que a segurança das pessoas é prioridade máxima em todas as suas ações.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.