SFB: 55% do Maranhão permanece com vegetação natural
Resultados do Inventário Florestal Nacional no estado apontam extensão da cobertura florestal, diversidade de espécies e uso dos recursos naturais pela população.
SÃO LUÍS - O Serviço Florestal Brasileiro (SFB) divulgou ontem (11), durante a Caravana Maranhão do Governo Federal, em São Luís, os resultados do Inventário Florestal Nacional (IFN) no estado. O levantamento mostra que cerca de 55% do território maranhense permanece coberto por vegetação natural, o que representa aproximadamente 16,9 milhões de hectares de florestas nativas, responsáveis pelo armazenamento de 5,5 bilhões de toneladas de carbono e pela manutenção de ecossistemas estratégicos para a regulação climática.
As tipologias predominantes no Maranhão são a Savana Arborizada e a Floresta Ombrófila, reforçando o papel estratégico do estado na regulação climática e na conservação de ecossistemas únicos da Amazônia e do Cerrado.
Além da dimensão ambiental, o levantamento trouxe informações de grande relevância botânica e socioambiental. Foram identificadas 1.417 espécies de plantas, incluindo 135 novos registros para o Maranhão e 11 espécies ameaçadas de extinção. O estudo também destacou a forte relação da população rural com as florestas: 76% utilizam produtos madeireiros, como lenha e estacas, e 67% exploram produtos não madeireiros, como frutos, fibras e óleos. Esses dados reforçam que as florestas maranhenses são essenciais não apenas para a biodiversidade e os serviços ambientais, mas também para a manutenção de modos de vida e culturas tradicionais.
O IFN
O Inventário Florestal Nacional é um processo contínuo e sistemático de coleta e análise de dados sobre as florestas brasileiras. Previsto no Código Florestal (Lei nº 12.651/2012), o IFN é uma ação do Estado coordenada pelo SFB e realizada em parceria com estados, municípios e instituições de pesquisa.
A iniciativa levanta informações detalhadas sobre a estrutura, a composição e a vitalidade das florestas, incluindo estoques de madeira e de carbono, biodiversidade, uso dos recursos naturais e percepção das comunidades locais. Além disso, os dados integram o Sistema Nacional de Informações Florestais (SNIF), subsidiando políticas públicas, ações de conservação, manejo florestal sustentável, restauração ecológica e estratégias de enfrentamento às mudanças climáticas.
Caravana Maranhão
A entrega dos resultados ocorreu no contexto da Caravana Federativa, realizada nos dias 11 e 12 de setembro pelo Governo Federal. A iniciativa itinerante leva representantes de ministérios e bancos públicos para ampliar o acesso da população às políticas públicas e fortalecer a cooperação entre União, estados e municípios.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.