Conta de energia

ANEEL aprova revisão tarifária e contas de luz terão aumento médio de 17,9% no Maranhão

As novas tarifas da Equatorial Maranhão são resultantes do processo de Revisão Tarifária Periódica (RTP).

Imirante.com

O processo tarifário foi impactado pelos custos com distribuição. (Divulgação)

MARANHÃO - Em reunião pública da diretoria colegiada nesta terça-feira (26), a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) aprovou a revisão tarifária periódica da Equatorial Maranhão.

Os índices irão vigorar a partir da próxima quinta-feira, 28 de agosto. A distribuidora fornece energia elétrica para aproximadamente 2,2 milhões de unidades consumidoras em 217 municípios do Maranhão. 

Abaixo, os índices aprovados:

EmpresaConsumidores residenciais - B1
Equatorial MA17,46%
Classe de Consumo – Consumidores cativos
Baixa tensão em médiaAlta tensão em médiaEfeito Médio para o consumidor
17,77%18,67% 17,90%

O processo tarifário foi impactado pelos custos com distribuição, transporte e aquisição de energia, remuneração de investimentos da distribuidora e pagamento de encargos setoriais para subsidiar políticas públicas.

O processo passou por Consulta Pública (CP 023/2025), na qual recebeu contribuições por e-mail de 28 de maio a 11 de julho deste ano.  No dia 12 de junho, foi realizada Audiência Pública em São Luís, na Reitoria do Instituto Federal de Educação do Maranhão. Informações aqui.

Revisão Tarifária x Reajuste Anual 

As novas tarifas da Equatorial Maranhão são resultantes do processo de Revisão Tarifária Periódica (RTP), que acontece a cada cinco anos.  Metodologia diferente do reajuste anual das tarifas. Confira a diferença entre os dois processos no vídeo educativo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.