NOTA

ALEMA repudia denúncia de violência contra vereadora

A presidente da Alema, deputada Iracema Vale, expressou indignação diante dos relatos de tentativa de estupro, agressão física, assédio moral e violência

Ipolítica

Deputada Iracema Vale (Divulgação)

MARANHÃO - A Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema) e a Procuradoria da Mulher da Casa se manifestaram nesta terça-feira (13) sobre a denúncia de tentativa de estupro e outros tipos de violência contra o vice-prefeito de Afonso Cunha, Floriano Pereira da Costa, feita pela presidente da Câmara Municipal do município, vereadora Júlia Maria Rodrigues da Silva.

Em nota, a presidente da Alema, deputada Iracema Vale, expressou indignação diante dos relatos de tentativa de estupro, agressão física, assédio moral e violência política sofridos pela parlamentar. Ela classificou os fatos como graves e reforçou o compromisso de cobrar das autoridades competentes a apuração urgente e rigorosa, com responsabilização exemplar do acusado.

“Não podemos normalizar nem silenciarmos diante de tamanha violência. Nenhuma mulher deve se calar diante de qualquer forma de violência”, afirmou Iracema Vale, acrescentando que o ataque “atinge não apenas a integridade física e moral da vereadora, mas também a democracia e o direito das mulheres de participarem da política de forma segura e respeitosa”.

A procuradora da Mulher da Alema, deputada Dra. Viviane, informou que, ao tomar conhecimento do caso, entrou imediatamente em contato com a vereadora. Segundo ela, Júlia Rodrigues já havia registrado boletim de ocorrência na Delegacia de Polícia Civil de Afonso Cunha, relatando crimes de importunação sexual, lesão corporal dolosa e ameaça. A vereadora também realizou exame de corpo de delito e solicitou medidas protetivas.

“Quero parabenizar a vereadora por não ter se calado e pedir às autoridades que investiguem o caso com o maior rigor possível. Não podemos mais aceitar esse tipo de violência contra as mulheres, principalmente quando envolve agressões físicas, morais e políticas. A Procuradoria da Mulher da Alema está à disposição para apoiar a vereadora e todas as mulheres”, disse Dra. Viviane.

O caso

A denúncia ganhou repercussão em todo o Maranhão após a vereadora publicar um vídeo nas redes sociais relatando que, no seu local de trabalho, na presidência da Câmara, o vice-prefeito teria tentado estuprá-la, agredindo-a fisicamente e tocando suas partes íntimas.

No vídeo, Júlia Rodrigues afirmou que decidiu tornar o caso público “por respeito às mulheres e, principalmente, a mim, que sou mãe de família”. Ela declarou que não se calará e pediu respeito e Justiça, ressaltando que não quer que outras mulheres passem pelo mesmo tipo de violência.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.