SÃO LUÍS — A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) publicou, nesta sexta-feira (25), o edital do Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior (PAES) 2026. Nesta edição, o certame oferece 5.980 vagas para cursos de graduação da Uema e da UemaSul, representando um acréscimo de 617 vagas em relação ao processo anterior.
As inscrições estarão abertas a partir da próxima segunda-feira (28) e seguem até o dia 22 de agosto, exclusivamente pelo site sigconcursos.uema.br. A taxa de inscrição é de R$ 85, mas candidatos que obtiveram isenção não precisarão realizar o pagamento. Podem participar do seletivo estudantes que já concluíram o ensino médio ou que estejam cursando a 3ª série em 2025.
A seleção será feita em etapa única, com uma prova composta por 60 questões objetivas de múltipla escolha e uma redação. Os candidatos também deverão se preparar para as três obras literárias obrigatórias:
- Cantos à beira-mar, de Maria Firmina dos Reis
- As meninas, de Lygia Fagundes Telles
- Entre a espada e a rosa, de Marina Colasanti
A aplicação das provas será no dia 30 de novembro, de forma simultânea em 23 cidades do Maranhão, onde a Uema e a UemaSul mantêm campi: São Luís, Bacabal, Balsas, Caxias, Coelho Neto, Coroatá, Barra do Corda, Codó, São Bento, Pinheiro, Colinas, Grajaú, Itapecuru-Mirim, Pedreiras, Presidente Dutra, Santa Inês, São João dos Patos, Timon, Zé Doca, Açailândia, Estreito e Imperatriz.
Novo sistema de cotas
Uma das principais novidades do PAES 2026 é a implementação da Medida Provisória nº 497/2025, que estabelece o mais amplo sistema de cotas já adotado no Maranhão. Pela primeira vez, 50% de todas as vagas oferecidas pela Uema e pela UemaSul serão reservadas exclusivamente a estudantes que cursaram integralmente o ensino médio em escolas públicas.
Dessas vagas reservadas, 50% serão destinadas a candidatos de famílias com renda per capita de até dois salários mínimos, promovendo maior inclusão de estudantes em situação de vulnerabilidade social.
O novo sistema também garante cotas específicas para pretos, pardos, indígenas e quilombolas, de baixa renda ou não, além de uma categoria para os demais estudantes da rede pública. A distribuição segue critérios populacionais com base no Censo do IBGE 2022, promovendo representatividade étnico-racial no ensino superior.
Outro diferencial é o sistema automático de concorrência: todos os candidatos elegíveis concorrem inicialmente às vagas de ampla concorrência e, caso não sejam classificados, passam automaticamente a disputar as vagas reservadas, sem necessidade de opção prévia.
Acessibilidade e inclusão
A Uema também garante atendimento especializado para candidatos com deficiência, incluindo prova em Braille, fonte ampliada, ledor, intérprete de LIBRAS, tempo adicional e salas adaptadas. Candidatas lactantes também terão atendimento específico durante a realização das provas.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.