MARANHÃO - O Maranhão foi um dos estados beneficiados pela entrega de 46 novas ambulâncias do SAMU 192 realizada pelo Ministério da Saúde nesta quinta-feira (10).
Ao todo, nove veículos foram destinados ao estado, com o objetivo de fortalecer o atendimento de urgência e emergência à população maranhense.
Os municípios contemplados foram Bom Jesus das Selvas, Paço do Lumiar, Palmeirândia, Pedreiras, Santa Inês e Vitorino Freire. Em destaque, o município de Palmeirândia recebeu, pela primeira vez, um veículo do SAMU, passando a integrar o serviço que já atende a maior parte do território nacional.
A iniciativa faz parte do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), com investimento federal de R$ 14,9 milhões. A cerimônia de entrega ocorreu em Sete Lagoas (MG), com a presença da diretora do Departamento de Atenção Hospitalar e de Urgência do Ministério da Saúde, Aline Costa.
Mais acesso ao atendimento de urgência
Com a nova remessa, o Maranhão amplia sua estrutura de suporte médico de urgência e emergência, contribuindo para a redução do tempo de resposta do SAMU 192 e a melhoria na qualidade do atendimento prestado pelo SUS.
A ação faz parte de um esforço nacional para renovar e expandir a frota. Desde o início de 2023, mais de 2,4 mil ambulâncias já foram entregues em todo o Brasil, número seis vezes maior que o registrado entre 2019 e 2022. Além da ampliação da cobertura, mais de 2 mil ambulâncias antigas, com até 15 anos de uso, também foram substituídas por veículos novos.
Atualmente, o SAMU conta com mais de 4,3 mil ambulâncias em operação, atendendo cerca de 189,8 milhões de pessoas em 4.207 municípios brasileiros. A meta do governo federal é universalizar o serviço até o fim de 2026, garantindo que todos os brasileiros tenham acesso rápido e seguro a atendimento de urgência — incluindo os maranhenses.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.