MARANHÃO - O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, autorizou o repasse de R$ 26,7 milhões para ações de resposta e recuperação em oito cidades e um estado afetados por desastres. Receberam os repasses municípios nos estados do Rio Grande do Sul, Amazonas, Bahia, Maranhão, Minas Gerais e Rio de Janeiro.
Os valores destinados a cada localidade são definidos por critérios técnicos da Defesa Civil Nacional e variam conforme o valor solicitado no plano de trabalho, magnitude do desastre, número de desabrigados e desalojados, entre outros parâmetros.
Ainda nesta sexta-feira, o MIDR reconheceu a situação de emergência em 122 cidades mineiras que enfrentam a seca, um período de ausência de chuva mais prolongado do que a estiagem e da cidade de Bandeira devido às fortes chuvas. A portaria com os reconhecimentos foi publicada no Diário Oficial da União (DOU).
Agora, as prefeituras já podem solicitar recursos do Governo Federal para ações de defesa civil, como compra de cestas básicas, água mineral, refeição para trabalhadores e voluntários, kits de limpeza de residência, higiene pessoal e dormitório, entre outros.
Até o momento, Minas Gerais tem 273 reconhecimentos vigentes, dos quais 129 por chuvas intensas, 126 por seca, cinco por queda de granizo, três por alagamentos e três por inundações.
Saiba Mais
- INSS notifica 9 milhões de aposentados por descontos indevidos
- MIDR reconhece situação de emergência em 21 cidades de 10 estados
- Juscelino Filho pede demissão do Ministério das Comunicações
- MA tem R$71 milhões em empréstimos no Crédito do Trabalhador
- Mais de mil obras inacabadas do Governo Federal no MA serão fiscalizadas
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Notícias