MARANHÃO - Em 2024, houve uma redução de 62% no número de homicídios na região dos polos turísticos dos Lençóis Maranhenses e Delta das Américas, de acordo com dados do Comando de Policiamento Especializado (CPE), que pertence à Polícia Militar do Maranhão (PMMA). As ações dos policiais do CPE alcançaram resultados significativos no combate à criminalidade no Maranhão.
Gerenciado pelo coronel Roberto Filho, o CPE informou que de 1º de janeiro a 12 de novembro de 2024 foram registrados 28 homicídios, enquanto que no mesmo período do ano passado este número chegou a 73.
Isso significa uma redução no número de mortes violentas nas cidades dos dois polos turísticos. São elas: Barreirinhas, Santo Amaro, Humberto de Campos, Primeira Cruz, Tutóia, Paulino Neves, Água Doce do Maranhão e Araioses. Em Humberto de Campos, por exemplo, às ações preventivas dos policiais do CPE resultaram na marca histórica de 265 dias sem homicídios no município.
Continua após a publicidade..
Além disso, de janeiro a novembro, foram recuperados 284 veículos com restrição de furto/roubo, apreendidas 119 armas de fogo, sendo realizados mais de 3.200 testes de alcoolemia (popularmente conhecido como bafômetro), segundo o Comando.
A ações do CPE são realizadas conforme às diretrizes do comandante geral da Polícia Militar do Maranhão, por meio das unidades subordinadas: 1° Batalhão de Polícia Militar de Turismo (1° BPTur), 2° Batalhão de Polícia Militar de Turismo (2° BPTur), 1° Batalhão de Motopatrulhamento Tático (1° BMT) e Polícia Rodoviária Estadual (PRE).
O coronel Roberto Filho destaca que as ações preventivas resultam de um planejamento estratégico, tático e operacional, realizado pela Polícia Militar do Maranhão, com o objetivo de preservar a ordem pública.
Saiba Mais
- Operação prende 11 investigados por homicídios e tráfico de drogas durante operação em Santa Quitéria
- Segurança: capitais nordestinas matam 70% mais jovens que Rio de Janeiro
- Maranhão registra estabilidade no número de mortes violentas, mas casos ainda são maiores que a média nacional
- Ipea estima 24 mil homicídios não registrados no país de 2019 a 2022
- Dois homicídios registrados no final de semana em Barra do Corda
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Notícias