Educação de Jovens e Adultos (EJA)

Ifma disponibiliza mais de 700 vagas para cursos técnicos em diversas cidades do MA

As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas de forma online, até o dia 13 de novembro, pela internet.

Imirante.com

Estão sendo ofertadas 750 vagas para pessoas com 18 anos de idade ou mais que desejam concluir o Ensino Médio e ao mesmo tempo obter uma formação técnica. (Foto: Divulgação/IFMA)

MARANHÃO - O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) divulgou a abertura das inscrições do Processo Seletivo para os cursos técnicos de nível médio na modalidade Educação de Jovens e Adultos (PROEJA). Estão sendo ofertadas 750 vagas para pessoas com 18 anos de idade ou mais que desejam concluir o Ensino Médio e ao mesmo tempo obter uma formação técnica.

As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas de forma online, até o dia 13 de novembro, pela internet.

Há cursos disponíveis em 17 campi: Açailândia, Bacabal, Barra do Corda, Barreirinhas, Buriticupu, Codó, Grajaú, Imperatriz, Presidente Dutra, Santa Inês, São João dos Patos, São José de Ribamar, São Luís – Centro Histórico, São Luís – Maracanã, São Luís – Monte Castelo, Timon e Zé Doca. O quadro completo de vagas pode ser consultado nos anexos do edital.

Não haverá prova, e os candidatos serão selecionados por meio da análise de Questionário Socioeconômico, que será preenchido no ato da inscrição on-line. O resultado do seletivo deverá ser divulgado no dia 3 de janeiro de 2025, com período de matrículas dos convocados em primeira chamada de 7 a 17 de janeiro de 2025.

Há vagas para os cursos técnicos em Administração, Agroindústria, Agropecuária, Comércio, Eletrotécnica, Gastronomia, Hospedagem, Panificação, Rede de computadores e Vestuário. O quadro completo com turnos, cidades e unidades que ofertam esses cursos está disponível no site do seletivo.

Continua após a publicidade..

Cotas

Em cada curso, pelo menos 50% das vagas são destinadas aos candidatos que cursaram todo o Ensino Fundamental em escola pública. Metade dessa cota é para os candidatos com renda familiar bruta igual ou inferior a um salário mínimo per capita. A outra metade é para estudantes de qualquer faixa de renda.

Em cada cota será garantido o percentual de 79,84% das vagas aos autodeclarados pretos, pardos e indígenas, de 9,10% às pessoas com deficiência e 3,97% aos quilombolas.

Independentemente do resultado dos cálculos para a reserva de vagas, será garantida a reserva de, no mínimo, uma vaga a cada grupo de cotas por curso e turno. Além disso, o sistema de cotas do IFMA possui a reserva de 2,5% do total de vagas aos candidatos com deficiência, independentemente da origem escolar, da renda e da raça/etnia.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.