Reconhecimento

Lençóis Maranhenses se tornam Patrimônio Natural da Humanidade

A decisão da Unesco que analisou 27 candidaturas ocorreu em Nova Déli, na Índia.

Imirante.com

Atualizada em 26/07/2024 às 09h51
O selo foi dado pela Unesco. (Foto: Divulgação)

ÍNDIA - É do Maranhão! O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses recebeu nesta sexta-feira (26) o título de Patrimônio Natural da Humanidade, concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). A decisão do comitê que analisou 27 candidaturas ocorreu durante a 46ª Sessão do Comitê do Patrimônio Mundial em Nova Déli, na Índia.

Veja quais eram os concorrentes dos Lençóis Maranhenses na categoria natural:

  • CHINA: Badain Jaran Desert - Towers of Sand and Lakes (Deserto Badain Jaran - Torres de Areia e Lagos, localizado na Mongólia, província da China)
  • REINO UNIDO E IRLANDA DO NORTE: The Flow Country (Maior extensão de pântano da Europa)
  • BÓSNIA E HERZEGOVINA: Vjetrenica Cave, Ravno (Vjetrenica - caverna com a maior biodiversidade do mundo localizada em Zavala)


Os Lençóis Maranhenses era o único representante do Brasil na lista. O selo foi dado pela Unesco e valoriza a importância ambiental dos lugares e a necessidade da sua preservação.

“O Brasil é um país rico em belezas naturais e este reconhecimento do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, como Patrimônio Mundial, aumentará significativamente a sua visibilidade global, atraindo turistas de todas as partes do mundo. Este título não apenas eleva o status do local em termos de prestígio internacional, mas também traz diversos benefícios tangíveis, especialmente no que diz respeito à sua preservação”, destacou o ministro do Turismo, Celso Sabino.

A comitiva maranhense que foi até à Índia é formada por representantes do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. (Foto: Reprodução)

A comitiva maranhense que foi até à Índia é formada por representantes do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Acompanham o governador do Estado, Carlos Brandão, o secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais, Pedro Chagas; a secretária de Estado do Turismo, Socorro Araújo; a chefe do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, Cristiane Ramscheid; e o diretor do Departamento de Áreas Protegidas do Ministério do Meio Ambiente, Pedro de Castro da Cunha.

Continua após a publicidade..

Representantes de 21 países fizeram parte do Comitê do Patrimônio Mundial: Argentina, Bélgica, Bulgária, Grécia, Índia, Itália, Jamaica, Japão, Cazaquistão, Quênia, Líbano, México, Qatar, República da Coreia, Ruanda, São Vicente e Granadinas, Senegal, Turquia, Ucrânia, Vietnam e Zâmbia. Nesta edição, o Brasil participou como observador.

A comitiva do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses viajou para acompanhar e defender a decisão na Índia. (Foto: Sidney Pereira/TV Mirante)

Histórico da Candidatura dos Lençóis Maranhenses a Patrimônio Mundial

2018
Documentação pronta

Janeiro de 2023

Entrega do Dossiê de Candidatura pela delegação brasileira à Unesco
Presidente Lula apoia Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses como Patrimônio Natural da Humanidade e envia carta à UNESCO

Fevereiro de 2023
Governador Carlos Brandão recebe apoio do ex-presidente, José Sarney, para a candidatura

Março de 2023
Governador Carlos Brandão anuncia que a UNESCO aceitou as exigências técnicas

Agosto de 2023
Avaliadores da IUCN realizam visitas técnicas ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses

Setembro de 2023
Estados da “Rota das Emoções” manifestam apoio à candidatura dos Lençóis Maranhenses

Dezembro de 2023
Envio do Relatório com Recomendações Técnicas dos avaliadores à IUCN

Janeiro de 2024
Ministério do Turismo complementa informações à IUCN

Abril de 2024
Setur-MA acompanha o processo de candidatura em visita à sede do Ministério do Turismo em Brasília

Maio de 2024
Relatório final da IUCN é enviado para os Estados-membros do Comitê do Patrimônio Mundial

Junho de 2024
Ministra do Meio Ambiente manifesta apoio à candidatura do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses

Agosto de 2024
Viagem da comitiva brasileira para resultado final da candidatura em Nova Délhi, Índia, durante 46ª Sessão do Comitê do Patrimônio Mundial da Organização das Nações Unidas (ONU)

Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses

Com uma área de mais de 155 mil hectares, o Parque Nacional do Lençóis Maranhenses fica localizado no noroeste do estado do Maranhão e a cerca de 250 km da capital São Luís.

Criado em 1981, o local tem a confluência entre Cerrado, Caatinga e Amazônia, conta com lagoas cristalinas que ficam entre as dunas e são perfeitas para um banho refrescante após uma caminhada nas areias.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.