Seletivo

Últimos dias para se inscrever no programa Escola de Eletricistas nos municípios de Balsas e Bacabal

São 50 vagas para o curso de formação profissional gratuito oferecido pela Equatorial Maranhão.

Imirante.com

Atualizada em 09/07/2024 às 13h47
Últimos dias para se inscrever no programa Escola de Eletricistas nos municípios de Balsas e Bacabal. (Foto: Divulgação)

MARANHÃO - Restam poucos dias para se inscrever no Programa Escola de Eletricistas da Equatorial Maranhão, em Balsas e Bacabal. São 50 vagas para o processo seletivo realizado em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizado Industrial (Senai), que oferece formação gratuita para aqueles que desejam ingressar no setor de distribuição de energia elétrica. As inscrições são gratuitas, seguem até o dia 15 de julho e podem ser realizadas exclusivamente pelo site.

A formação é direcionada para homens e mulheres maiores de 18 anos, que possuam diploma de conclusão de ensino médio e carteira nacional de habilitação (CNH) categoria B definitiva, dentro do prazo de validade.  A qualificação possui carga horária de 40 horas semanais, totalizando 480 horas do curso profissionalizante e 112 horas de curso comportamental, que visa apoiar o aluno no desenvolvimento de habilidades cognitivas como raciocínio lógico, comunicação, relacionamento interpessoal e estruturação do Projeto de Vida.

A duração aproximada do programa é de quatro meses e, durante esse período, será ofertada uma ajuda de custo mensal para auxiliar os alunos na conclusão da formação.

O processo seletivo da Escola de Eletricistas - edição 2024, será realizado em etapas, sendo todas de caráter eliminatório e/ou classificatório. A lista de candidatos aptos a realizar a prova objetiva, tendo como critério o atendimento aos requisitos estabelecidos no Edital, será divulgada no site.

Etapas da seleção

Os primeiros 200 inscritos aptos no processo seletivo da Escola de Eletricistas serão convocados para a etapa da prova objetiva, desde que atendam aos critérios estipulados no edital. A prova objetiva será aplicada de forma on-line e ao vivo na plataforma do Microsoft Teams e avaliará conhecimentos de português e matemática dos candidatos. A data de realização das provas consta no próprio edital. É necessário que o(a) candidato(a) tenha acesso à internet banda larga e o conhecimento de procedimentos simples para acesso ao ambiente virtual de inscrição e avaliações. O regulamento completo está disponível no site: escoladeeletricistaseqtl.com.br.

Escola de Eletricistas

Idealizado pela Equatorial Maranhão, o programa integra a plataforma E+ e já formou mais de mil alunos como Eletricistas de Rede de Distribuição de Energia Elétrica. Na edição de 2024, as vagas são para 18 municípios dos estados do Maranhão, Pará, Piauí, Alagoas, Rio Grande do Sul e Goiás.

O Escola de Eletricistas é um programa que está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), especialmente o 4 que visa promover educação de qualidade, mas também atende aos Objetivos 1 (erradicação da pobreza), 5 (igualdade de gênero), 8 (trabalho decente e crescimento econômico) e 10 (redução das desigualdades), até 2030. Todos esses compromissos reforçam o objetivo maior do Grupo Equatorial em contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e um futuro cada vez melhor.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.