MARANHÃO - No mês de junho, o Maranhão se destaca como o 4º estado com o maior número de queimadas, segundo os dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Essas práticas, comuns para limpeza de áreas florestais e campos, têm sido uma preocupação crescente devido aos riscos ambientais e impactos no fornecimento de energia.
Queimadas próximas à rede elétrica representam perigo, podendo causar desde interrupções no abastecimento até danos materiais e ambientais graves. Recentemente, a Equatorial Maranhão registrou 20 ocorrências de grande proporção este ano, superando os números do ano anterior, em municípios como São Luís, Imperatriz, Barreirinhas e São José de Ribamar.
Manoel Romeiro, gerente de Obras e Manutenção da Equatorial Maranhão, alerta que "as chamas e o calor das queimadas podem danificar cabos e equipamentos elétricos, levando a curtos-circuitos e até acidentes fatais, além de demandar um tempo considerável para o restabelecimento do serviço elétrico".
Além dos danos à infraestrutura e prejuízos materiais, os incêndios próximos à rede elétrica têm impactos severos no meio ambiente, com potencial de destruição da vegetação e ecossistemas locais.
Para evitar esses riscos, a Equatorial Maranhão enfatiza a importância de medidas preventivas:
Continua após a publicidade..
- Não queime lixo doméstico nas proximidades da rede elétrica;
- Tenha atenção ao descartar fósforos e cigarros acesos às margens de rodovias ou próximo a qualquer tipo de vegetação;
- Não acenda velas nem fogueiras próximas à vegetação mais seca;
- Não faça queimadas para limpar pastagens ou plantio agrícola;
- Procure fazer "aceiros" no terreno, eles ajudam a controlar o fogo em caso de acidentes;
- Opte por realizar roçadas manuais ou com o uso de máquinas específicas.
Vale ressaltar que qualquer tipo de poluição que resulte em danos ao meio ambiente é considerado crime ambiental, conforme estipulado na legislação vigente.
Em caso de emergência, como riscos de incêndio próximo à rede elétrica, acione imediatamente a Equatorial Maranhão pelo número 116 e o Corpo de Bombeiros através do 193. É fundamental não se aproximar da rede elétrica em situações de perigo.
Saiba Mais
- Referência no setor energético, Grupo Equatorial completa 20 anos
- Últimos dias para se inscrever no programa Escola de Eletricistas nos municípios de Balsas e Bacabal
- Famílias da Cidade Operária vão receber mutirão de serviços de saúde gratuitos
- Famílias de seis municípios maranhenses recebem geladeiras gratuitas
- Equatorial abre inscrições de seleção para patrocínio de projetos culturais e esportivos no Maranhão
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Notícias