MARANHÃO - No Maranhão, os cinco primeiros municípios a receber doses da vacina contra a dengue serão: São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar, Raposa e Alcântara. O Ministério da Saúde incorporou a vacina contra dengue no Sistema Único de Saúde (SUS). A campanha está prevista para começar a partir de fevereiro. O Brasil é o primeiro país do mundo a oferecer o imunizante no sistema público universal.
Serão vacinadas as crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos. O esquema vacinal da Qdenga será composto por duas doses, com intervalo de três meses entre elas.
Em 2024, as vacinas serão destinadas a regiões de saúde com municípios de grande porte com alta transmissão nos últimos dez anos e população residente igual ou maior a 100 mil habitantes, levando também em conta altas taxas nos últimos meses.
Segundo o Ministério da Saúde, a vacina contra a dengue será aplicada na população de regiões endêmicas em 521 municípios. Além disso, a pasta ressaltou que o processo foi organizado pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e do Conselho Nacional de Secretarias municipais de Saúde (Conasems), conforme diretrizes da Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização (CTAI) e da Organização Mundial de Saúde (OMS).
Continua após a publicidade..
Enfrentamento das arboviroses
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) monitora o cenário epidemiológico das arboviroses no Maranhão, bem como o início do período chuvoso e das altas temperaturas. Para evitar a propagação dos casos de dengue, chikungunya e zika vírus, transmitidas pelo Aedes aegypti, a Saúde reforça o combate ao criadouro do mosquito como principal forma de prevenção desta e de outras doenças.
Os dados epidemiológicos alertam para a necessidade das ações de eliminação dos focos do Aedes aegypti, inclusive no dia a dia da população. As principais fontes de criadouros são barris, tonéis, caixa d´água, pneu, entre outros, porém, todo local com água parada é um potencial criadouro o Aedes aegypti.
Medidas simples e eficientes podem ser adotadas, como manter bem tampados tonéis, caixas e barris de água; trocar água dos vasos de planta uma vez por semana; manter garrafas de vidro e latinhas de boca para baixo, entre outras.
Saiba Mais
- Apenas 22% dos adolescentes no Maranhão receberam 2ª dose da vacina contra a dengue
- Brasil tem mais de 6,5 milhões de casos prováveis de dengue este ano
- Brasil ultrapassa marca de 5 mil mortes por dengue
- Brasil se aproxima de 5 mil mortes por dengue em 2024
- Com doses próximas do vencimento, Ministério da Saúde amplia vacinação contra dengue
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Notícias