Previsão do Tempo

Maranhão permanece em alerta amarelo para chuvas intensas

A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) aponta chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia.

Imirante.com

Atualizada em 16/01/2024 às 10h54
Previsão é de chuva em todo o Estado. (Foto: Paulo Soares/Grupo Mirante)

MARANHÃO - Entre esta terça (16) e quarta (17), existe alerta amarelo de perigo de chuvas e ventos intensos em todo o Maranhão. A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) aponta chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos de 40-60 km/h). Há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

 Em São Luís, as temperaturas variam entre 24°C e 32°C.

Instruções:

  • Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).
  • Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Inmet mantém alerta amarelo de chuvas no Maranhão. (Arte: Divulgação/Inmet)


Segundo o site ClimaTempo, a costa norte do Brasil segue em atenção no decorrer dos próximos dias, devido à entrada de muita umidade. Ainda tem a atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), influenciando o Estado do Amapá e áreas do litoral do Pará e ajudando no reforço da umidade para algumas áreas do Maranhão. 

A condição de tempo não deve se alterar nos próximos dias e vale a atenção para acumulados altos. A tendência é que a chuva vá diminuindo para algumas áreas do interior do Nordeste e se tornando mais localizada e irregular nas cidades do litoral.

Chuvas de janeiro no Maranhão

Os primeiros meses do ano são marcados com altos registros de chuvas em todo o Estado do Maranhão, sendo em disparado, o mês de janeiro como o responsável pelo maior volume, em comparação aos demais meses do ano. Em levantamento realizado pelo Laboratório de Meteorologia do Núcleo Geoambiental (Nugeo), da Universidade Estadual do Maranhão, revela que o mês de janeiro será marcado por chuvas intensas e mal distribuídas.

De acordo com o chefe do Laboratório de Meteorologia da Uema, Gunter Reschke, em previsão realizada ainda no ano de 2023, revelou que, para o setor norte do estado, as chuvas ficaram entre “normal” e “abaixo da média”, durante todo o mês de janeiro.

“Em nossa última análise do primeiro trimestre, no caso, dos meses de janeiro, fevereiro e março, indicaram que o setor norte do Maranhão ficará de normal a abaixo da média, coisa que já estamos percebendo, porém, o setor que mais irá sofrer será o setor centro sul do Estado”, disse.

Para o meteorologista, as condições climáticas no Estado dependem do fenômeno climático El Niño, um fenômeno natural caracterizado pelo aquecimento anormal das águas do oceano Pacífico na sua porção equatorial. 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.