SÃO LUÍS - A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informou que 41 municípios do Maranhão poderão receber o sinal 5G de internet a partir desta segunda-feira (4). A liberação da faixa, entretanto, não significa que redes do 5G serão instaladas imediatamente, já que a implantação da infraestrutura nessas localidades depende do planejamento individual de cada operadora. A instalação do sinal da internet 5G na faixa de 3,5 gigahertz (GHz) oferece maior velocidade, estabilidade e menor tempo de latência (resposta).
No Maranhão, São Luís já possui o sinal instalado e liberado, e outras 24 cidades já contam com o planejamento de instalação aprovado: Alcântara, Axixá, Bacabeira, Bacurituba, Barreirinhas, Cachoeira Grande, Cajapió, Cidelândia, Governador Edison Lobão, Icatu, Imperatriz, João Lisboa, Morros, Paço do Lumiar, Presidente Juscelino, Raposa, Rosário, Santa Rita, São Francisco do Brejão, São José de Ribamar, São Pedro da Água Branca, Senador La Roque, Timon e Vila Nova dos Martírios.
Além dos 41 municípios do Maranhão, outras 582 cidades brasileiras receberam, nesta segunda-feira (4), a liberação da Anatel para licenciamento e ativação de estações. Com essa decisão, o Brasil agora tem 3.079 municípios com a faixa de 3,5 GHz disponíveis para utilização por estações do 5G standalone, atingindo aproximadamente 172 milhões de brasileiros, o que corresponde a cerca de 81% da população do país.
Continua após a publicidade..
De acordo com a Anatel, o Brasil chegará em junho de 2024 com 3.678 municípios liberados para receber o sinal 5G, seguindo o planejamento atual e o andamento das atividades de migração e desocupação. A agência destaca, ainda, que quem recebe as transmissões da TV Aberta pela antena parabólica precisa adaptar o equipamento para evitar eventuais interferências.
Os inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), que recebem sinal da TV aberta por parabólica, podem solicitar o kit gratuito para a adaptação do equipamento à Siga Antenado, nome fantasia da EAF. É fundamental que seja realizado agendamento para a instalação dos novos equipamentos. Mais informações estão disponíveis no site da Siga Antenado. Também está disponível o telefone 0800-729-2404.
Confira a lista dos 41 municípios do Maranhão onde as operadoras podem ativar estações de 5G:
- Açailândia
- Água Doce do Maranhão
- Aldeias Altas
- Anajatuba
- Apicum-Açu
- Araioses
- Bacabal
- Bacuri
- Belágua
- Bequimão
- Buritirana
- Cândido Mendes
- Carutapera
- Caxias
- Cedral
- Central do Maranhão
- Codó
- Cururupu
- Godofredo Viana
- Guimarães
- Humberto de Campos
- Lago Verde
- Luís Domingues
- Mirinzal
- Montes Altos
- Nina Rodrigues
- Palmeirândia
- Paulino Neves
- Peri Mirim
- Porto Rico do Maranhão
- Presidente Vargas
- Primeira Cruz
- Ribamar Fiquene
- Santana do Maranhão
- Santo Amaro do Maranhão
- São Benedito do Rio Preto
- São João Batista
- São Luís Gonzaga do Maranhão
- Serrano do Maranhão
- Turiaçu
- Tutóia
Saiba Mais
- Ampliação da rede de internet 5G permite acesso a 96% da população
- Rede de internet 5G é ampliada para alcançar 92% da população
- Oi, Vivo e TIM são multadas por propaganda enganosa sobre 5G
- Rede 5G completa 2 anos presente em quase 600 municípios
- Menos de 8% das cidades brasileiras têm leis de antenas adaptadas a 5G
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Notícias