MIRADOR - Na última sexta-feira (11), a equipe da Força Nacional aterrissou no Maranhão com o propósito de oferecer suporte na luta contra os incêndios florestais que afetam as regiões indígenas vizinhas ao Parque Estadual do Mirador, localizado no Sul do estado.
Segundo informações fornecidas pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), já foram contabilizados até o momento 718 focos de incêndio somente na área de Mirador.
Atendendo a um apelo do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) confirmou o envio de equipes especializadas nacionais para prestar auxílio nas terras afetadas pelas chamas.
Continua após a publicidade..
A condução da operação da Força Nacional encontra-se sob a coordenação conjunta do IBAMA e do Corpo de Bombeiros, os quais estão atuando na região abrangida pelo Parque do Mirador. Além disso, os incêndios constituem uma ameaça às Terras Indígenas (TIs) Canela e Porquinhos, situadas nos municípios de Fernando Falcão e Barra do Corda. Há uma crescente preocupação em relação à disseminação dos focos de incêndio para as áreas das aldeias, impulsionados pelos ventos.
Focos de incêndio e estatísticas alarmantes
O estado do Maranhão enfrentou um aumento significativo de 75% nos incidentes de focos de incêndio registrados durante o primeiro semestre de 2023. Adicionalmente, de acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o estado ocupa a segunda colocação no ranking nacional dos estados com maior número de incêndios florestais, tendo acumulado 5.883 focos de incêndio desde o início do ano até a sexta-feira (11).
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Notícias