MARANHÃO - O Instituto de Estudo e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) divulgou que o Maranhão alcançou 90,5% na taxa de aprovação escolar do Maranhão, o mesmo patamar de 2019, período anterior à pandemia.
Ainda segundo o INEP, o Maranhão também apresentou redução na taxa de abandono escolar, que em 2021 representava 6,9% do total de concluintes. Em 2022, esta taxa reduziu para 5,0%. Os dados são fruto da 2ª etapa da coleta do Censo Escolar da Educação Básica – Módulo Situação do Aluno.
Leia também: Divulgado resultado da 2ª etapa do Censo Escolar 2022
Os dados mostram, ainda, como mesmo diante do cenário econômico e político do período da pandemia de Covid-19, agravado pelas dificuldades de acesso à internet e o analfabetismo tecnológico, as medidas adotadas pela Seduc para combater às perdas de aprendizagem foram eficazes.
Entre as ações que contribuíram para os resultados, estão recomposição curricular, com inclusão dos componentes de Letramento em Matemática e Língua Portuguesa e a realização de avaliação diagnóstica para identificação dos conteúdos prioritários.
Situação do Estado nos anos anteriores
Em 2019, o imirante.com fez uma reportagem especial com professores de uma escola pública no Estado que estava sofrendo com o nível de evasão escolar durante as aulas.
Veja: Evasão escolar no Maranhão: professores contam o que têm feito para lidar com o problema
Em meio aos relatos, os educadores compartilharam que estavam recorrendo até mesmo à postagens nas redes sociais, pedindo que os alunos comparecessem às aulas.
Saiba Mais
- Pesquisa mostra por que brasileiros deixam escola; maranhense relata experiência
- Governo do Japão oferece bolsas de estudos para brasileiros
- A Maple Bear São Luís marca seu nome em Harvard
- Maranhense de 20 anos aprovada em mestrado em Portugal faz campanha online
- Pesquisa mostra que 71% dos professores estão estressados
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram e TikTok e curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Notícias