Bancos de leite

Campanha de doação de leite materno tem início no Maranhão; saiba como doar

A ação alerta para a importância da amamentação e para a doação de leite materno e de frascos.

Imirante.com, com informações da SES-MA

Para ser doadora, é necessário que a candidata tenha recebido alta médica e esteja produzindo leite em excesso. (Foto: Elza Fiúza / Agência Brasil)

MARANHÃO - Para ampliar o número de doadores e beneficiar os recém-nascidos prematuros ou de baixo peso assistidos nas UTIs neonatais, teve início, no Maranhão, a Campanha Estadual de Doação de Leite Humano e Frascos 2023. A ação alerta a sociedade para a importância da amamentação e para a doação de leite materno e de frascos. 

“O leite materno protege contra diarreias, infecções respiratórias e alergias, além de diminuir o risco de hipertensão, colesterol alto, diabetes e obesidade. Acima de tudo, ele fortalece o vínculo do binômio mãe-bebê, essencial nos primeiros meses de vida da criança”, disse o coordenador Estadual de Alimentação e Nutrição da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Leudimar Carvalho Soares Filho.

Para este ano, a mobilização tem como tema “Um pequeno gesto pode alimentar um grande sonho: Doe Leite Materno!”. O objetivo é sensibilizar a sociedade para aderir ao ato de amor, seja doando leite humano ou frascos que serão utilizados por bancos de leite que fazem a alimentação de bebês prematuros internados em alguma UTI Neonatal do Maranhão. 

Atualmente, o Maranhão dispõe de quatro Bancos de Leite Humano, sendo dois localizados na Macrorregião Norte (MACMA e do Hospital Universitário), um na Macroleste (Maternidade Carmosina Coutinho – Caxias) e outro no sul do estado (Maternidade de Alto Risco de Imperatriz – MARI). A outra opção, em São Luís, é o posto de coleta do Hospital Dr. Juvêncio Mattos. 

Doação de leite materno

Para ser doadora, é necessário que a candidata tenha recebido alta médica e esteja produzindo leite em excesso. As doações podem ser tanto internas como externas. As doações internas são aquelas feitas por mães que tiveram seus bebês em maternidades com banco de leite e que ainda não receberam alta, como, por exemplo, a Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão, em São Luís. As doações externas ocorrem após terem recebido alta e são cadastradas no sistema do Banco de Leite da maternidade. 

As interessadas em fazer doações externas devem acionar o número (98) 9-92136886, efetuando assim um pré-cadastro. Após isso, profissionais do serviço farão visita domiciliar para realizar a coleta e orientar sobre a retirada e conservação do leite e a higienização/esterilização dos frascos. 

Continua após a publicidade..

De acordo com a supervisora do Banco de Leite da MACMA, Iranildes Costa, o serviço visa a promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno. “Trabalhamos todas as dificuldades que envolvem a amamentação, bem como os problemas da lactação, prestando atendimento em regime porta aberta para mulheres tanto da rede privada, como da rede pública”. 

Somente na MACMA, são necessários, pelo menos, 10 litros de leite humano coletados diariamente, o equivalente a 300 litros mensais, para que o banco de leite funcione de forma confortável. Em média, a maternidade recebe 150 litros de doações de leite humano por mês. 

O Banco de Leite da unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17 horas, sendo especializado em cuidado de gestantes de alto risco. A maternidade tem destinado o leite que serve de nutrição e desenvolvimento de bebês internados em UTIs. 

Doação de frascos de vidro

Para convidar a sociedade a aderir à mobilização, a SES disponibilizou diversos pontos de coleta de frascos de vidro, distribuídos na Grande Ilha e no interior do Maranhão. 

Na Grande Ilha, os pontos são: Maternidade Benedito Leite, MACMA, Maternidade Estadual de Paço do Lumiar, Maternidade Nossa Senhora da Penha, Maternidade Municipal de São José de Ribamar, Escola de Saúde Pública (ESP-MA), assim como a Sede da SES, da Secretaria Adjunta da Política de Atenção Primária e Vigilância em Saúde (SAPAPVS) e da Secretaria de Estado do Planejamento e Orçamento (Seplan). 

Além destes, a população também pode fazer a sua doação em sete unidades do Supermercados Mateus (Tirirical, Vinhais, Maiobão, João Paulo, Forquilha e Araçagi); e no interior do estado, nas Maternidades Carmosina Coutinho (Caxias) e de Alto Risco de Imperatriz.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.