Operação Eunômia

Operação da PF contra desmatamento ilegal na Terra Indígena Araribóia é deflagrada no Maranhão

Duas serrarias ilegais foram destruídas durante a operação da Polícia Federal.

Imirante.com, com informações da PF

Quatro municípios maranhenses foram alvos da operação. (divulgação / PF)

MARANHÃO - A Polícia Federal (PF) no Maranhão divulgou, nesta quinta-feira (9), o balanço da operação 'Eunômia', realizada de 5 a 8 de fevereiro, com objetivo de reprimir o desmatamento ilegal e o comércio irregular de madeira extraída da Terra Indígena Araribóia, no Maranhão.

A operação foi realizada em conjunto com o Instituto Nacional do Meio Ambiente (Ibama), Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA).

Foram alvos da operação os municípios maranhenses de Bom Jesus das Selvas, Buriticupu, Amarante do Maranhão e Arame. Cerca 80 agentes públicos foram mobilizados para a ação e, segundo informações da PF, duas serrarias ilegais foram destruídas em razão de não possuírem licença para operar.

Além disso, a operação também apreendeu cinco armas de fogo, seis motosserras e 303 m³ de madeira serrada. Ao todo, aproximadamente 40 pessoas foram abordadas pelas equipes. A ação da Polícia Federal contou, ainda, com o Programa Brasil M.A.I.S, ferramenta adquirida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública que possibilita o recebimento de imagens de alta definição, e ainda utilizou diversos veículos aéreos não tripulados.

Ainda de acordo com informações da PF, os investigados responderão, na medida de suas responsabilidades, pelos crimes de receptação qualificada (art. 180, §1° do CPB), ter em depósito produto de origem vegetal sem licença válida (art. 46, parágrafo único, da Lei 9.605/98), utilização ilegal de motosserra (art. 52 da Lei 9.605/98), porte irregular de arma de fogo (art. 14 da Lei 10.826/2003), dentre outros.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.