SÃO LUÍS - O corpo de Elane de Oliveira Rodrigues, de 21 anos, foi enterrado na tarde deste domingo (4), no Cemitério Memorial Pax União, na Maioba, em Paço do Lumiar, Região Metropolitana de São Luís. O enterro contou com a presença de vários familiares, amigos e colegas de trabalho, que lamentaram o falecimento da jovem.
Saiba mais:
Prateleiras desabam sobre clientes e funcionários de supermercado em São Luís
Governo confirma uma morte após desabamento em supermercado
MPT vai instaurar inquérito para apurar acidente em supermercado
Veja o momento exato do desabamento das prateleiras em supermercado de SL
Sobe para oito número de feridos após desabamento de prateleiras em supermercado
Elane morreu no desabamento de prateleiras que ocorreu nessa sexta-feira (2), no Mix Mateus Atacarejo, na Curva do 90 no bairro do Vinhais, em São Luís. A jovem nasceu no Pará, mas havia se mudado para a capital maranhense há dois anos. De acordo com os familiares da vítima, ela estava trabalhando no Mix Mateus da Curva do 90 há dois meses e tinha planos de se formar em Administração.
O caso está sendo investigado pela Polícia Civil. De acordo com a nota da Superintendência de Homicídio e Proteção à Pessoa (SHPP), o inquérito aberto deve revelar o que ocasionou o desabamento das prateleiras. Agentes do Instituto de Criminalística (Icrim), analisaram o local do acidente logo após o fato.
O Acidente
Continua após a publicidade..
Na noite dessa sexta-feira (2), cinco prateleiras do supermercado Mix Mateus Atacarejo, localizado na curva do 90, no bairro Vinhais, em São Luís, desabaram e fizeram nove vítimas. Oito pessoas sofreram ferimentos leves e a jovem identificada como Elane de Oliveira Rodrigues, de 21 anos, que trabalhava no supermercado, não resistiu e morreu após o acidente.
Nas redes sociais, em poucos minutos, vários vídeos foram divulgados mostrando o momento em que as estruturas caíram. Veja:
A equipe do Corpo de Bombeiros, com ajuda da Polícia Militar e do Serviço Móvel de Urgência e Emergência (SAMU) trabalharam na busca por vítimas durante toda a madrugada do sábado (3) e só encerraram a procura ao amanhecer. Para explicar o procedimento, o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) divulgou uma nota oficial. Leia:
"O Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) informa que foram confirmadas uma vítima fatal e oito pessoas com ferimentos leves no acidente no supermercado Mateus da Curva do 90, em São Luís. Seis feridos foram levados a hospitais pelas equipes do CBMMA/SAMU; e dois foram por meios próprios. Os bombeiros, as forças de Segurança Pública, a Secretaria de Saúde, o Gabinete Militar do Governo e a Secretaria de Direitos Humanos mobilizaram seus efetivos para localizar e socorrer as vítimas, além de prestar assistência a familiares. Às 20h15 de sexta-feira (2), o Corpo de Bombeiros foi acionado para atuar na ocorrência no supermercado, onde cinco prateleiras do local caíram com todos os produtos enquanto havia pessoas no local. O CBMMA planejou e executou a operação envolvendo 14 viaturas dos bombeiros, além de ambulâncias e viaturas de outros órgãos, 144 bombeiros militares e 131 bombeiros civis. Durante mais de 11 horas de operação, foram feitas buscas com a Polícia Militar, Polícia Civil, Secretaria de Saúde, SAMU e Gabinete Militar do Poder Executivo. Foi montado o Sistema de Comando de Incidentes, onde sistematicamente, todas as medidas inerentes à ocorrência foram devidamente executadas. A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa que, das oito pessoas feridas, três foram assistidas pela equipe multiprofissional da UPA do Vinhais, com escoriações e ferimentos leves. Após atendimento e apresentando quadro clínico estável, os pacientes receberam alta médica ainda nesta madrugada".
O Grupo Mateus também divulgou uma nota oficial, lamentando a tragédia e anunciou que fecharia todas as lojas na manhã do sábado (3), em respeito às famílias das vítimas.
A investigação
O Ministério Público do Trabalho no Maranhão (MPT-MA) anunciou que está apurando as causas do acidente e que o inquérito do caso já está aberto. De acordo com a nota do órgão, será enviado esforços para que ocorra o cumprimento rigoroso das normas de saúde e segurança de trabalho a fim de evitar novos acidentes. Veja a nota:
"O Ministério Público do Maranhão, por meio da Promotoria de Defesa do Consumidor, instaurará um inquérito civil público para investigar o acidente de consumo, ocorrido no Supermercado Mateus, no Vinhais, nesta sexta-feira (2.10.2020). A Delegacia do Consumidor investigará o aspecto criminal do acidente.
O MPMA manifesta solidariedade à família da funcionária Elane Rodrigues, que morreu na noite desta sexta-feira no cumprimento de seu trabalho, e às pessoas feridas em decorrência do acidente."
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Notícias