SÃO LUÍS - O governador do Maranhão, Flávio Dino, anunciou, em pronunciamento nesta quarta-feira (20), que o estado vai iniciar o processo de liberação das atividades econômicas em meio à pandemia do novo coronavírus (Covid-19). De acordo com Flávio Dino, a reabertura acontecerá de forma "gradual e com segurança", dividida por etapas e setores, que devem obedecer a protocolos sanitários e de segurança. A reabertura gradual da economia deve se estender por 45 dias.
Flávio Dino informou no pronunciamento que a liberação das atividades econômicas vai começar pelas empresas familiares, ou seja, locais em que trabalham somente o proprietário e seu grupo familiar. Os comerciantes devem seguir protocolos de higiene, adotar o uso de máscaras e o distanciamento social. A reabertura será autorizada nesta segunda-feira (25), já que o decreto de restrição de atividades comerciais e circulação de pessoas será mantido até domingo (24).
Continua após a publicidade..
Depois das empresas familiares, outros segmentos econômicos e sociais podem ser reabertos a partir de 1º de junho, mediante aprovação da Casa Civil, que vai tomar uma decisão após estudos da equipe técnica e protocolos da Secretaria de Estado da Saúde (SES).
A reabertura do comércio no Maranhão foi anunciada por Flávio Dino na segunda-feira (18), em entrevista ao JMTV 2ª Edição, da TV Mirante. Para o governador, o lockdown (bloqueio total) de 12 dias nos quatro municípios da Grande Ilha (São Luís, Paço do Lumiar, Raposa e São José de Ribamar) foi importante para conter o número de novos casos e mortes causadas pelo coronavírus. "Já observamos a queda destes indicadores. Ainda estamos muito longe de dizer que vencemos a guerra contra o novo coronavírus, mas observamos a redução da letalidade", afirmou Dino.
Saiba Mais
- Quase 19% das pessoas que tiveram Covid-19 têm sintomas persistentes
- Vacinas contra Covid-19 serão enviadas para todo o Brasil até terça-feira (10)
- Boletim indica manutenção de queda de casos de covid-19
- Casos de covid-19 diminuem no Brasil, revela pesquisa da Fiocruz
- Boletim indica aumento de síndromes respiratórias por Covid-19
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Notícias