SÃO LUÍS - O Ministério da Saúde anunciou, em Boletim Epidemiológico divulgado na tarde desta segunda-feira (13), que São Luís está entre as capitais do Brasil em situação de emergência por propagação do novo coronavírus (Covid-19). De acordo com o Ministério, o número de contaminações por Covid-19 sobre a população total da capital maranhense está 50% acima da média nacional, que aponta 111 infectados para cada um milhão de habitantes.
Leia também:
Maranhão registra 32 mortes pelo novo coronavírus e 478 casos confirmados
Continua após a publicidade..
O relatório do Ministério da Saúde revela que 12 capitais brasileiras estão com o número de pacientes infectados acima da média: além de São Luís, aparecem na lista as cidades de Fortaleza, Manaus, Macapá, Florianópolis, Recife, Vitória, Porto Alegre, Brasília, Boa Vista, São Paulo e Rio de Janeiro. As cidades de Curitiba, Natal, Rio Branco, Belo Horizonte, Salvador e Belém estão em estado de atenção, enquanto Cuiabá, João Pessoa, Goiânia, Campo Grande, Aracaju, Palmas, Maceió e Porto Velho têm incidência de casos abaixo da média nacional.
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou, na noite desta segunda-feira, que o Maranhão tem 478 casos confirmados do novo coronavírus, com 32 mortes, 58 internações em UTI (38 na rede pública e 20 na rede privada), 68 recuperações, 87 internações em enfermaria e 233 pacientes em isolamento domiciliar. Os casos estão sendo monitorados por equipes do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS).
Com 23.430 casos confirmados do novo coronavírus e 1.328 mortes registradas em todo o Brasil, o Ministério da Saúde reforçou o alerta sobre a necessidade de manutenção do isolamento social, principalmente nas cidades em que a situação está mais crítica. O Ministério quer evitar o colapso no sistema de saúde e garantir atendimento aos pacientes que precisarem de apoio médico após infecção pela Covid-19. Por causa da evolução no número de casos, a proibição de funcionamento de diversos comércios e estabelecimentos no Maranhão foi mantida por tempo indeterminado pelo Governo e será reavaliada semanalmente.
Saiba Mais
- Boletim indica manutenção de queda de casos de covid-19
- Casos de covid-19 diminuem no Brasil, revela pesquisa da Fiocruz
- Boletim indica aumento de síndromes respiratórias por Covid-19
- Fiocruz mantém alerta para alta de casos graves de Covid-19
- Fiocruz alerta para aumento de casos de Covid-19 no Brasil
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Notícias