SÃO LUÍS - O Ministério da Saúde divulgou, nesta terça-feira (28), o Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRa). O indicador aponta que 357 cidades estão em situação de risco para a ocorrência de dengue, zika e chikungunya, já que mais de 4% dos imóveis visitados nesses municípios continham larvas do mosquito. Já 1.139 municípios estão em situação de alerta, significando que entre 1% e 3,9% dos imóveis locais tinham larvas. Outros 2.450 municípios foram classificados como satisfatórios por apresentarem percentual menor de 1% para presença de larvas.
De acordo com o Ministério da Saúde, apenas um dos 217 municípios do Maranhão não apresentou o índice de infestação: Amapá do Maranhão. O levantamento aponta que 109 cidades apresentaram dados satisfatórios, enquanto 93 municípios estão em estado de alerta e outras 14 localidades aparecem em estado de risco (confira a lista abaixo). A capital São Luís está em estado de alerta, com 1,2% dos imóveis apresentando larvas do mosquito.
O LIRa analisou dados de 3.946 cidades, entre o início de outubro e a primeira quinzena de novembro. O número é considerado recorde e decorre da resolução da Comissão Tripartite, que tornou obrigatória, no início deste ano, a disponibilização das informações.
Cerca de 1.600 municípios não realizaram ou não informaram o índice de infestação. Caso isso não seja feito até o dia 14 de dezembro, quando será publicado o relatório final, as cidades serão apenadas com a suspensão da segunda parcela do Piso Variável de Vigilância em Saúde, conforme pactuado na comissão.
Confira os municípios maranhenses em situação de risco:
Água Doce do Maranhão
Bom Jardim
Buritirana
Cururupu
Governador Eugênio Barros
Continua após a publicidade..
João Lisboa
Matões
Parnarama
Paulo Ramos
Presidente Vargas
São Domingos do Maranhão
São Pedro da Água Branca
Senador Alexandre Costa
Sucupira do Norte
*Com informações da Agência Brasil e da Agência Saúde.
Saiba Mais
- Dengue: Brasil tem 3,2 mil casos a cada 100 mil habitantes
- Estratégia de combate ao Aedes com larvicida vira política nacional
- Ministério da Saúde discute plano de enfrentamento da dengue
- Dengue: quase todos os estados brasileiros têm tendência de queda
- Peixe barrigudinho é aliado contra a dengue, zika e a chikungunya
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Notícias