BRASÍLIA - Na noite desta quarta-feira (17), a comissão especial da Câmara dos Deputados, aprovou, por 21 votos a favor e seis contra, o relatório que reduz de 18 para 16 anos a maioridade penal para adolescentes que cometam crimes considerados hediondos como, por exemplo: estupro, homicídio qualificado, latrocínio, lesão corporal grave e outros.
O texto original estabelecia a redução para todos os crimes, mas um acordo entre partidos alterou a punição apenas para os crimes mais graves. O relatório, que é de autoria do deputado Laerte Bessa, também prevê que as penas dos adolescentes sejam cumpridas em ambiente separado dos adultos.
Continua após a publicidade..
A aprovação da redução ocorreu durante uma sessão tumultuada que lotou o plenário e proporcionou momentos de tensão entre parlamentares. Organizações contrárias à PEC realizaram um ‘apitaço’ no corredor das comissões enquanto deputados favoráveis gritavam palavras de ordem. O primeiro turno de votação da proposta no Plenário da Câmara está marcado para o dia 30 de junho.
Saiba Mais
- Redução da maioridade penal será debatida na Comissão de Justiça
- Câmara aprova em segundo turno PEC que reduz a maioridade penal
- Votação final da PEC da maioridade penal é anunciada para esta quarta-feira
- PEC da Maioridade Penal pode ser concluída nesta semana
- Perdeu o especial sobre maioridade penal? Veja todas as matérias
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Notícias