SÃO LUÍS – A governadora Roseana Sarney transmitiu, na manhã desta quarta-feira (10), governo do Estado do Maranhão, deputado estadual Arnaldo Melo, presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão (AL-MA). A cerimônia ocorreu nesta manhã, no Palácio dos Leões, sede do governo estadual.
Na oportunidade, ela fez agradecimentos à população, aliados políticos e representantes de órgãos públicos – em especial pelo bom relacionamento durante o mandato. A governadora criticou duramente o uso político da crise no Sistema Penitenciário do Estado, e ressaltou que é a favor da divergência de opiniões.
ÁUDIO: ouça o discurso de renúncia da governadora Roseana Sarney
"Não posso deixar de registrar a campanha insidiosa e inverídica que o Maranhão sofreu nos últimos meses. Fomos vítimas de um terror penitenciário de origem política que manchou a imagem do Estado. As drogas, o crime organizado e o banditismo transformaram no primeiro problema social do país, não só do Maranhão, mas do país. Mas, a verdade, é que temos que ter orgulho da nossa terra, da nossa gente, de tudo que construímos juntos. Somo sum povo ordeiro, um Estado pacífico, de gente educada, que tem, em alta conta, os valores da cultura. Tenho a felicidade de dizer que, durante toda a minha vide pública, nunca persegui ninguém. Nem usei o governo para instrumento de política partidária. Sempre mantive um clima de cordialidade com meus adversários, os quem nunca considerei inimigos", disse em seu discurso.
Roseana destacou, ainda, os avanços nas áreas de indústria e comércio, desenvolvimento humano e saúde. "O Maranhão, hoje, é um novo Estado. Onde se passa. Onde se anda, trabalho e progresso", afirmou.
O cargo foi transmitido ao presidente da AL-MA porque o vice-governador, Washington Oliveira, renunciou ao cargo em 2013, para assumir a vaga de conselheiro no Tribunal de Contas do Estado (TCE) – presente na solenidade, a quem a governadora agradeceu pela colaboração.
Veja um trecho do discurso de Rosena Sarney, durante a entrega do cargo de governadora a Arnaldo Melo.
Continua após a publicidade..
Novo governador
Em suas primeiras palavras, Arnaldo Melo afirmou que, no Poder Legislativo, o sentimento é de grande responsabilidade na condução das atividades até o dia 31 de dezembro. "Quero dizer, diante do meu Estado, da responsabilidade e da consciência que tenho, diante do discurso da amiga governadora Roseana Sarney, diante de tantos dias à frende do governo do Maranhão, dando-nos, aos deputados estaduais do seu Estado, a incumbência de concluir tamanha tarefa por ela conduzida até hoje", declarou.
A posse ocorre na sede da AL-MA, no bairro do Cohafuma.
Carreira política
Roseana, de 61 anos, nasceu em São Luís e é filha do ex-presidente da República José Sarney. Depois de exercer o mandato de deputada federal entre 1991 e 1994, Roseana venceu as Eleições para o governo do Estado, tomando posse no dia 1º de janeiro de 1995. Em 1998, a governadora foi reeleita para mais quatro anos de mandato, deixando o cargo em abril de 2002. Eleita senadora no ano seguinte, Roseana voltaria ao Palácio dos Leões em 2009, sendo escolhida para um novo mandato no ano seguinte.
Saiba Mais
- Aprovado PL que institui aniversário de Pelé como Dia Nacional do Futebol
- Deputados destacam visita de Roseana Sarney à Assembleia
- Mulheres do MDB no Congresso Nacional se reúnem em Brasília
- Roseana vai coordenar comissão que acompanha situação de municípios afetados por enchentes
- Roseana relata infecção: "não está sendo fácil, mas vamos enfrentar"
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Notícias