SÃO LUÍS – O Ministério da Saúde autorizou o repasse financeiro de R$ 3,7 milhões para 67 municípios da região Nordeste para intensificação das ações de controle da doença. As localidades foram Alagoas, Bahia, Maranhão, Piauí, Paraíba, Rio Grande do Norte e Sergipe, consideradas de maior risco para a disseminação da doença.
A medida foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (17), e o recurso é do Fundo Nacional de Saúde (FNS) para os fundos de saúde. No Maranhão, são, ao todo, R$ 696.768,20 em recursos destinados aos municípios da Região Metropolitana: Alcântara, Paço do Lumiar, Raposa, São José de Ribamar e São Luís.
A ação foi tomada diante da necessidade de interromper a atual situação de transmissão da doença nesses Estados, e impedir que o vírus possa acometer pessoas das outras regiões. Na região Nordeste, destaca-se, ainda, a importância da realização de campanha de vacinação indiscriminada contra sarampo, para as crianças de seis meses a cinco anos de idade.
O sarampo é uma doença de elevada transmissibilidade, que pode acometer crianças e adultos. Do total de casos confirmados em Pernambuco e no Ceará, 49% e 51 %, respectivamente, ocorreram em crianças menores de um ano de idade, grupo que, em situação de normalidade, não tem recomendação da vacinação de rotina nos serviços de saúde.
Saiba Mais
- Brasil tem 37 casos de sarampo, mas ainda é área livre da doença
- Ministério da Saúde emite alerta após Brasil registrar 34 casos de sarampo
- Casos de sarampo tiveram aumento de 34 vezes em 2025, alerta Opas
- "Xô Sarampo": multivacinação ocorre no Shopping Rua Grande nesta quinta e sexta-feira
- Vacinas contra o sarampo salvam cinco vidas por segundo, destaca OMS
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.