SÃO LUÍS – Após realizarem uma vistoria no Complexo Penitenciário de Pedrinhas, na manhã desta sexta-feira (20), a comissão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) vão se encontrar com a governadora do Maranhão, Roseana Sarney, para tratarem das soluções para a precariedade do Complexo de Pedrinhas.
A comissão fez a vistoria, após os vários motins e assassinatos registrados, só este ano, nos presídios do Estado. Há a possibilidade de haver intervenção do governo federal na situação de Pedrinhas.
Outras medidas
Essa não é a primeira vez que os órgãos vistoriam Pedrinhas, no dia 23 de outubro, o CNJ e o CNMP realizam uma fiscalização em Pedrinhas e a Central de Custódia de Presos da Justiça (CCPJ), além do Hospital Socorrão II.
Na ocasião, ficou constatada a que a situação do complexo de Pedrinhas era preocupante e exigia soluções emergenciais.
Quem também se manifestou sobre a situação de Pedrinhas foi a Organização dos Estados Americanos (OEA), que emitiu um documento cobrando do governo do Estado medidas efetivas para evitar a perda de vidas e danos à integridade dos presos do Complexo Penitenciário e Pedrinhas.
Mortes
Até o momento, já foram registrados quase 60 mortes nos presídios do Maranhão só em 2013. Neste mês de dezembro, já são morreram seis detentos.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.