BRASÍLIA - O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, divulgou, nesta sexta-feira (1º), o resultado da compra de 80 aceleradores lineares que serão distribuídos para atender a população de 63 municípios, localizados em 22 Estados e no Distrito Federal. O Maranhão receberá dois equipamentos que serão instalados no Hospital Geral Tarquínio Lopes Filho onde será criado um novo serviço e no Instituto Maranhense de Oncologia Aldenora Belo, para ampliação do serviço já existente.
A perspectiva é de que com os novos aparelhos, o número de sessões de radioterapia suba de 151,7 mil ao ano para 237,7 mil/ano. O edital, também, prevê a instalação de uma fábrica no país, que produzirá equipamentos para abastecer o mercado nacional.
Os aceleradores lineares são equipamentos de alta tecnologia usados para o tratamento de pessoas com câncer.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.