Educação

Conferência Intermunicipal de Educação ocorre em São Luís

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 12h10

SÃO LUÃ?S - A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio da Secretaria Adjunta de Gestão Institucional (SAGI), em conjunto com o Fórum Estadual de Educação (FEE), realiza nesta segunda-feira (1º) e terça-feira, dia 2, a primeira rodada das Conferências Intermunicipais de Educação, que acontecerá, simultaneamente, nos municí­pios de Timon e Caxias.

As Conferências inauguram a etapa regional da Conferência Maranhense de Educação (Comae), cujo evento principal acontecerá em São Lí­s, no mês de agosto com a temática "O Plano Nacional de Educação na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração. Estarão presentes nas Conferências: o secretário de Estado de Educação, Pedro Fernandes; o adjunto de Gestão Institucional da Seduc, Fernando Silva; além de técnicos e servidores da Seduc responsáveis pela logística dos eventos.

A Conferência de Timon será coordenada pelo Gestor da URE, Maurício Ângelo da Silva, e terá como conferencista o professor Raimundo Moacir Mendes Feitosa. O evento reunirá, no auditório do Campus da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) naquela cidade, 168 representantes dos municípios de Mateus, Parnarama, São Francisco do Maranhão e Timon.

No mesmo período ocorrerá a Conferência Intermunicipal de Caxias, coordenada pelo Gestor da URE da região, Luís Faustino da Silva. A Conferência de abertura será ministrada pela professora Ana Léa da Silva Aranha de Carvalho e contará com a presença de 252 representantes dos municípios de Afonso Cunha, Aldeias Altas, Caxias, Coelho Neto, Duque Bacelar e São João dos Patos. A conferência será realizada no Campus da Uema, na Praça Duque de Caxias.

Segundo o secretário-adjunto de Gestão Institucional, Fernando Silva, a metodologia utilizada nas Conferências Intermunicipais serão disponibilizadas pelo próprio Ministério da Educação e as secretarias. "Vamos construir a partir do documento referência, proposições que serão levadas para a Conferência Estadual e depois para a Nacional?", ressaltou.

As Conferências Intermunicipais de Educação

As 27 Conferências Intermunicipais de Educação irão ocorrer no período de abril a junho de 2013, envolvendo os 217 municípios do Estado. Serão organizadas pelo Fórum Estadual de Educação (FEE), composto por membros titulares e suplentes indicados por uma das 24 entidades representativas que o compõem.

Cada conferência será composta por 42 delegados de cada municí­pio, sendo 14 da educação básica, 11 do Ensino superior, 9 da Educação Profissional, quatro representantes de movimentos sociais atuantes na região e quatro representantes do Poder Público Municipal.

Os eventos têm como objeto de discussão a Educação Básica, Profissional e Superior, incluindo todas as suas etapas e modalidades de ensino, primando pela participação de todos os segmentos locais. Elas visam garantir o debate daqueles que se interessam pelo tema, com vistas à elaboração de políticas educacionais, que orientarão na melhoria da qualidade do ensino no Brasil e, em especial, no estado do Maranhão.

As Conferências atuarão reforçando a parceria entre a Seduc, Sistemas de Ensino, “Orgãos Educacionais, e a Sociedade Civil Organizada no intuito de estabelecer compromissos educacionais mútuos, que culminarão no Plano Estadual de Educação (PEE), que será apresentado durante a Comae. O documento também servirá como suporte ás proposições que serão levadas pelos delegados maranhenses à Conferência Nacional de Educação, que será realizada em 2014, em Brasí­lia.

Os eventos serão iniciados por uma mesa composta pelo Secretário de Educação Pedro Fernandes, prefeitos da região, representantes da sociedade civil organizada e demais autoridades. Na sequência, será realizada uma palestra sobre o Plano nacional de Educação (PNE) e o Sistema Nacional de Educação e Regularização, onde vai ser discutido regime de colaboração e as propostas de um documento para a melhoria do funcionamento desse sistema.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.