Política

Assembleia devolverá mandatos a deputados cassados pela Ditadura

Benedito Buzar, Sálvio Dino e Kleber Leite serão homenageados em sessão desta segunda-feira (18).

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 12h11

SÃO LUÍS - Benedito Buzar, Sálvio Dino e Kleber Leite terão os mandatos de deputados devolvidos cassados em 1964 pela Ditadura Militar. O ato simbólico na Assembleia Legislativa, nesta segunda-feira (18), em sessão em que será comemorado o Dia do Poder Legislativo.

Benedito Buzar traçou uma trajetória bem-sucedida de professor universitário - lecionou durante décadas no curso de Administração da Uema - tendo também ocupado cargos de destaque no Governo do Estado, como o de secretário de Cultura no governo João Alberto, tendo, nessa condição, dado o primeiro passo para a grande reforma do Teatro Arthur Azevedo. Ao mesmo tempo, Buzar construiu uma carreira de jornalista e historiador, tornando-se o mais importante pesquisador dos fatos políticos que marcaram o Maranhão do século passado para cá. Atualmente, ele preside a Academia Maranhense de Letras.

A cassação não inibiu o ex-deputado Sálvio Dino, que fez carreira como advogado - inclusive defendendo perseguidos, como ele, pelo regime militar -, tendo voltado à militância política mesmo antes de ter de volta os seus direitos políticos. Foi deputado estadual por duas legislaturas, se destacando sempre como orador vibrante e arrojado. Foi também prefeito de João Lisboa, cargo que o levou a presidir a associação de municípios naquela região. Intelectual respeitado, mantém uma crônica às terças-feiras em O Estado e é membro da Academia Maranhense de Letras.

Advogado por formação, Kleber Leite nasceu de família política em Vargem Grande, tendo sido eleito deputado no início dos anos 1960. Foi cassado em 1967 sob a acusação de ser comunista, o mais comum argumento usado pelos militares para cassar mandatos. Com a redemocratização, se elegeu deputado estadual e exerceu o cargo de chefe da casa Civil no governo Epitácio Cafeteira, de quem era aliado. Faleceu em 2009 aos 70 anos. Seu mandato será devolvido in memorian.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.